Responsabilidade social das empresas, sustentabilidade e ensino universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12795/CP.2024.i33.v1.03

Palavras-chave:

Responsabilidade social das empresas, sustentabilidade, ética profissional, responsabilidade educativa, educação de qualidade.

Resumo

Nas últimas duas décadas, o reconhecimento académico da investigação e do ensino da Responsabilidade Social Empresarial e da Sustentabilidade foi incorporado no ensino universitário. Esta inclusão responde à crescente necessidade de orientar corretamente a tomada de decisões dos futuros profissionais no atual contexto socioeconómico. Este artigo faz referência às linhas de conhecimento que sustentam a responsabilidade social, bem como à sua presença nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas universidades públicas e privadas de Madrid, propondo a transversalidade do seu ensino na formação universitária. O estudo inclui a análise de 19 universidades de Madrid para conhecer os planos de estudo e os itinerários formativos em vigor em cada uma delas. Os parâmetros considerados incluem o tipo de licenciatura, o curso, a classificação das disciplinas e o número de créditos das disciplinas relacionadas com a Responsabilidade Social Empresarial, como a Sustentabilidade, a Ética e a Deontologia. A análise mostra a presença dessas disciplinas nos diferentes currículos e suas particularidades, e destaca a necessidade de se comprometer com uma formação universitária de qualidade. Perante os desafios actuais, deve prevalecer uma abordagem socialmente responsável que promova o bem geral, mas respeitando a liberdade individual da pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carrión Sánchez, M. y Porto Pedrosa, L. (2023). Educar la inteligencia sensible en tiempos de inteligencia artificial. Cuestiones Pedagógicas, 1(32), 69-82.

Comisión Europea (2021). Propuesta de reglamento del Parlamento Europeo y del Consejo por el que se establecen normas armonizadas en materia de IA (Ley de IA) y se modifican determinados actos legislativos de la Unión. COM (2021) 206 final. 2021/0106 (COD). Bruselas, Bélgica. https://bit.ly/3QL7ia4

Cortina Orts, A. (2000). Ética mínima. Introducción a la Filosofía Práctica. Tecnos

CRUE Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (2011). La Responsabilidad Social de la Universidad y el Desarrollo Sostenible. Secretaría General Técnica. Ministerio de Educación. https://bit.ly/3UjtoCA

Daft, R. (2001). Organization Theory and Desing (7ª ed.). South-Western.

Davara Fernández de Marcos, L. (2024). El libro definitivo sobre las Redes Sociales. Cuadernos de Pedagogía.

De la Torre-Lascano, C. M. (2019). Responsabilidad Social Universitaria, ética empresarial y su aplicación en los procesos de formación en las Instituciones de Educación Superior. Clío América, 13(26), 370-379.

De la Torre, I. (2008). Fundamentos de la Responsabilidad Social de la Empresa. Revista Responsabilidad Social de la Empresa, 1, pp. 28-42

De la Torre, I; Garmendia, J. A. y Almagro, J. J. (coord.) (2009). Responsabilidad Social. Una reflexión global sobre la RSE. Pearson Prentice Hall.

De la Torre, I (2018). Los Objetivos de Desarrollo Sostenible y los Informes No Financieros. Economistas, Núm. 158, 76-85.

Denison, D.R. y Mishra, A. K. (1995). Toward a theory of organizational culture and effectiveness. Organization Science, 6 (2) 201-223.

Fundación Edelman (2023). Edelman Trust Barometer. Informe España. https://bit.ly/3wlyuWS

Fundación Telefónica (2023). Informe Sociedad Digital en España 2023. Fundación Telefónica. https://bit.ly/3JMh5tK

García Nieto, M. T. y Gil Rodríguez, J. M. (2018). La Responsabilidad Social Corporativa en los estudios universitarios de comunicación. Doxa Comunicación, 27, 387-418.

Harvey, L. y Green, D. (1993). Defining Quality. Assessment and Evaluation in Higher Education, 18 (1), 9-34.

Jonas, H. (2008). El principio de responsabilidad. Herder.

L´Ecuyer, C. (2015). Educar en la realidad. Plataforma Actual.

Martínez Domínguez, L. M. y Porto Pedrosa, L. (2021). Cómo gobernar la institución educativa con Responsabilidad Social Educativa desde un enfoque de sostenibilidad. En T. Sola et al (coord.). Estudios sobre innovación e investigación educativa, Dykinson, pp. 1023-1034.

Martínez Domínguez, L. M., Plaza de la Hoz, P., Porto Pedrosa, L. y de la Rubia Rivas, I. (2023) (coord.). RSEDU: Responsabilidad Social Educativa. Almuzara.

Ortiz Muñoz, F. J. (2024). La inteligencia artificial como elemento disruptivo para consolidar el cambio del paradigma educativo. Revista Derecom, 36, 65-85.

Pastor Escuredo, D. (2020). La ética de lo complejo en la era digital. The Conversation. https://theconversation.com/es

Porto Pedrosa, L. (2022). Responsabilidad social educativa y libertad en la educación. En P. Santos (dir.). Libertad y responsabilidad educativas: claves para renovar el diálogo social. Tirant lo Blanch, pp. 249-262.

Schein, E. (2004). Organizational Culture and Leadership (3ª ed.). Jossey-Bass.

Suchman, M. C. (1995). Managing legitimacy: Strategic and institutional Approaches. Academy of Management Review, 20,3, 571-610.

Trompenaars, F y Hampden-Turner, C. (1993) Riding the Waves of Culture. Understanding Cultural Diversity in Business. Nicholas Brealey Publishing.

UNESCO (2023). Resumen del Informe de seguimiento de la educación en el mundo 2023: Tecnología en la educación: ¿Una herramienta en los términos de quién? París, UNESCO.

Vallejo Peña, A. (2022). La cultura organizacional en España. Tecnos

Weber, M. (1991). El político y el científico. Alianza.

Publicado

2024-06-30

Como Citar

De-la-Torre-Prados , I., & Porto Pedrosa, L. (2024). Responsabilidade social das empresas, sustentabilidade e ensino universitário. Cuestiones Pedagógicas. Revista De Ciencias De La Educación, 1(33), 49–68. https://doi.org/10.12795/CP.2024.i33.v1.03
##plugins.generic.galleysAndAbstractStats.index.label##
  • Resumo 95
  • PDF (Español (España)) 64
  • EPUB (Español (España)) 14
  • HTML (Español (España)) 5