O papel do professor de História e Geografia em contextos de interculturalidade dos migrantes.
Le rôle de l'enseignant d'histoire et de géographie dans les contextes d'interculturalité des migrants.
DOI:
https://doi.org/10.12795/CP.2022.i31.v2.09Palavras-chave:
Educação , Política de educação , Educação Intercultural , Integração educacional , Instituições educativas, Escolas democráticasResumo
O artigo expõe os resultados de uma investigação que teve como objectivo analisar o papel dos professores no ensino da História, Geografia e Ciências Sociais em contextos escolares interculturais como os que estão a ser apresentados de forma sem precedentes em algumas escolas da zona sul do Chile, esta preocupação surge como produto dos dinâmicos fluxos migratórios experimentados nos últimos anos que têm vindo a enfatizar os contextos educativos.
Utilizando um quadro metodológico hermenêutico interpretativo, operacionalizado a partir do material simbólico co-criado pelos discursos dos professores participantes no estudo, a investigação procurou, ao mesmo tempo, identificar as estratégias implementadas pelos professores com o objectivo de tornar visível a presença e as histórias de vida dos alunos migrantes recentemente instalados nas suas salas de aula.
O estudo conclui que, ao contrário do que é declarado nos discursos de ensino, existe um conjunto de práticas que tendem a impedir, pelo menos, a adopção de modelos pedagógico-educacionais interculturais na sala de aula, que coexistem com um conjunto de crenças , por parte do corpo docente, que fazem da homologação da tabula rasa um elemento central do seu trabalho com os seus alunos, desperdiçando oportunidades de educação e formação tanto na esfera educativa como cultural da classe como um todo.
Downloads
Referências
Achilli, E. (2010). Escuela, Familia y Desigualdad Social. Una antropología en tiempos neoliberales. Laborde Editor.
Aguado, Teresa et al. (2003). Educación intercultural en la enseñanza obligatoria: prácticas escolares; actitudes y opiniones de padres, alumnos y profesores; resultados académicos de los estudiantes de diversos grupos culturales. Revista de Investigación Educativa, 21(2), 323-348. https://bit.ly/3tqvTXd
Arteaga, B. y García García, M. (2008). La formación de competencias docentes para incorporar estrategias adaptativas en el aula. Revista Complutense de Educación, 19(2), 253-274. https://bit.ly/3aMzecF
Bartolomé, M. (1992). La investigación cualitativa en educación: ¿com-prender o transformar? Revista de Investigación Educativa, 20(1) 7-37. https://bit.ly/3zpFG3u
Blanco, C. (2000) Las migraciones contemporáneas, Alianza Editorial.
Bourdieu, P. (2007) Capital cultural, escuela y espacio social. Siglo XXI.
Dalle, P. (2013) Movilidad social desde las clases populares Un estudio sociológico en el Área Metropolitana de Buenos Aires (1960-2013). Instituto de Investigaciones Gino Germani.
Delors, J. (1997) La educación encierra un tesoro: Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI. Correo de la Unesco
Díaz-Bravo, L., & Torruco-García, U., & Martínez-Hernández, M., & Varela-Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico. Investigación en Educación Médica, 2 (7), 162-167. https://bit.ly/2TBKZEZ
Diez, M. (2004). Reflexiones en torno a la interculturalidad. Cuadernos de Antropología Social, 19(1), 191-213. https://bit.ly/2xyz0Sc
Fernández, J. (2013). Competencias docentes y educación inclusiva. Revista Electrónica de Investigación Educativa. 15(2), 82-99. https://bit.ly/2M90np0
Fernández, M., Torres, E., y García, C. (2016). Creencias sobre la educación intercultural y prácticas de enseñanza de profesores de secundaria de la población indígena yaqui. Perfiles educativos, 38(152), 109-127. https://bit.ly/3MANhiK
Ferrão, V.. (2010). EDUCACION INTERCULTURAL EN AMERICA LATINA: DISTINTAS CONCEPCIONES Y TENSIONES ACTUALES. Estudios pedagógicos, 36(2), 333-342. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052010000200019
Forno, A., Alvarez-Santullano, P., y Rivera, R. (2009) ENTRE EL EDIFICIO Y EL CURRÍCULUM DE LA INTERCULTURALIDAD: UNA MIRADA ANTROPOLÓGICA A LA EDUCACIÓN ACTUAL EN TERRITORIO MAPUCHE-HUILLICHE. Chungará, 41(2), 287-298. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-73562009000200009
Gómez, C. J., Rodríguez, R. A., y Miralles, P. (2015) La enseñanza de la Historia en educación primaria y la construcción de una narrativa nacional: Un estudio sobre exámenes y libros de texto en España. Perfiles educativos, 37(150), 20-38. https://bit.ly/3MBttvw
Gómez, C. J., Rodríguez, R. A., y Miralles, P. (2015). La enseñanza de la Historia en educación primaria y la construcción de una narrativa nacional: Un estudio sobre exámenes y libros de texto en España. Perfiles educativos, 37(150), 20-38. https://bit.ly/3xfR932
Hidalgo, A.L., (2007) Los flujos migratorios contemporáneos. Una explicación multicausal. Contribuciones a la Economía, Primer Semestre (1) https://bit.ly/3H6bsEw
Hobsbawm, E. (1997). Naciones y nacionalismo desde 1780, Crítica.
Martínez, L. et alli. (2015). Migración e Interculturalidad: perspectivas de derechos y política educativa. Boletín de Antropología y Educación. 6(9) https://bit.ly/3aGkGLu
Mondaca, C., y Gajardo, Y. (2015). INTERCULTURALIDAD, MIGRANTES Y EDUCACIÓN. Diálogo andino, (47), 3-6. https://dx.doi.org/10.4067/S0719-26812015000200001
Montés, R. (2011). La multiculturalidad en la enseñanza de la Historia y el desajuste entre intenciones educativas y prácticas escolares: los retos del presente y del futuro inmediato. Educar em Revista, (42), 73-94. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500006
Morales, C. (2015). NOCIONES Y PRINCIPIOS DE LA EDUCACIÓN INTERCULTURAL PRESENTES EN PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS EN CONTEXTO DE INTERACCIÓN JUVENIL RURAL DE LA REGIÓN METROPOLITANA (CHILE). Diálogo andino, (47), 59-70. https://dx.doi.org/10.4067/S0719-26812015000200007
Osses, S., Sánchez, I., & Ibáñez M., F. (2006). INVESTIGACIÓN CUALITATIVA EN EDUCACIÓN: HACIA LA GENERACIÓN DE TEORÍA A TRAVÉS DEL PROCESO ANALÍTICO. Estudios pedagógicos (Valdivia), 32(1), 119-133. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052006000100007
Pagès, J. y Chávez, C. (2017). Didáctica de la historia y enseñanza del pensamiento histórico en formación inicial de docentes de secundaria en Chile. En Ramón Martínez Medina, Roberto García-Morís, Carmen Rosa García Ruiz (Coord.), Investigación en didáctica de las ciencias sociales. Retos preguntas y líneas de investigación. Universidad de Córdova
Quijano, A. (1999). Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina. En S. Castro-Gómez, O. Guardiola-Rivera y C. Millán (Eds.), Pensar (en) los intersticios. Teoría y práctica de la crítica poscolonial, Bogotá: Instituto Pensar/Centro Editorial Javeriano.
Real Academia Española. (2014). Diccionario de la lengua española (23.aed.). URL: http://www.rae.es/rae.html
Rivas, M. (2008). Procesos cognitivos y aprendizaje significativo. Comunidad de Madrid.
Ruiz, J. (2003). Metodología de la investigación cualitativa. Artes Gráficas Rontegui
Stefoni, C., Stang, F., y Riedemann, A. (2016). Educación e interculturalidad en Chile: Un marco para el análisis. Estudios internacionales, 48(185), 153-182. DOI: https://dx.doi.org/10.5354/0719-3769.2016.44534
Valls, R.; Munté, A. (2010). Las claves del aprendizaje dialógico en las Comunidades de Aprendizaje. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(1), abril, 11-15. https://bit.ly/2ya5Fuk
Wallerstein, I., (2006), El moderno sistema mundial. La agricultura capitalista y los orígenes de la economía-mundo europea en el siglo XVI, siglo vientiuno.
Walsh, C. (2005). Interculturalidad, conocimientos y decolonialidad. Signo Y Pensamiento, 24(46), 39 - 50. https://bit.ly/3xgpYVz
Walsh, C. (2007). Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, 19 (48), 25-35. https://bit.ly/2Cif0TL
Walsh, C. (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. En Viaña, J., Tapia, L., Walsh, C. Construyendo Interculturalidad Crítica. Conferencia llevada a cabo en el congreso del Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, Bolivia. URL: http://aulaintercultural.org/2010/12/14/interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural/
Walsh, C. (2014). Pedagogías decoloniales caminando y preguntando: notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Entramados: educación y sociedad, 1(1), 17-30. https://bit.ly/3H9Tn8H
Žižek, S. (2003). El sublime objeto de la ideología. siglo XXI Editores.
Žižek, S., (1998), Multiculturalismo o la lógica cultural del capitalismo multinacional, en Estudios culturales. Reflexiones sobre el multiculturalismo, Jameson, F. y Zizek, S., Barcelona, España, Paidós.

Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cuestiones Pedagógicas. Revista de Ciencias de la Educación

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada.
- Resumo 202
- HTML (Español (España)) 27
- PDF (Español (España)) 95
- EPUB (Español (España)) 17