#arquitetura: estéticas da decomposição na autoedição virtual.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12795/astragalo.2023.i31.04

Palavras-chave:

auto-edição, redes sociais, decomposição, ciberespaço, arquitetura virtual

Resumo

A proliferação das redes sociais levou a uma mudança radical nas formas e modos de comunicação nas artes e na arquitetura em particular. A autopublicação virtual de imagens proposta por muitas destas plataformas representa um repensar da experimentação estética contemporânea onde os limites entre autor e espectador se diluem numa amálgama exponencial de informação recombinada e retocada cujo único padrão possível é o domínio do expressivo, o sentimental contra o representativo, ditada pelo enxame digital que leva à ditadura do semelhante como argumento validador. Nessa perspectiva, a afetação do projeto como futuro conceitual é achatada em uma decomposição insubstancial e horizontal de imagens que destrói qualquer organização plausível. A ideia geradora é transferida do todo para as partes, agora convertidas numa colagem indiferente de sensações visuais como única estrutura configuradora da obra. De forma seguramente inconsciente, infere-se no espaço virtual, uma zona do (im)possível cujas regras são, nas palavras de Roy Ascott, "repensar as possibilidades da arquitetura de novos mundos" (Ascott , R: 1994). Uma ciberarquitetura que renuncia a ser um clone do real e que, paradoxalmente, possui muitas qualidades do espaço vazio simulado pela arquitetura moderna: sem peso, sem limites, imaterial e inacabado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Álvarez, Paula V. 2018. “La edición en arquitectura: cultura de la edición vs. cultura del libro”. SOBRE. 4, 81-96.

Arias Maldonado, Manuel 2016. La democracia sentimental. Política y emociones en el siglo XXI, Barcelona: Página Indómita.

Ascott R. “The Architecture of cyberception”, en http//:observacionesfilosoficas.net/virilo.htm (1 de junio de 1994). Disponible en https://revistaiman.es/cibercepcion-e-hiperliteratura/.

Bauman, Z. (2013): La modernidad líquida, Buenos Aires, Editorial FCE.

Baudrillard, J. (1981) De la seducción. Madrid: Cátedra.

Baudrillard, J. (1997) La ilusión y la desilusión estéticas.Caracas: Monte Ávila.

Belting, Hans. 2007. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz Editores.

Bonta, Juan P. 1975. Anatomía de la interpretación en arquitectura. Reseña semiótica de la crítica del Pabellón de Barcelona de Mies van der Rohe. Barcelona: Gustavo Gili.

Campa, R. 1995. La metarrealidad. Buenos Aires: Editorial Biblos.

Carpo, M. 2003. La arquitectura en la era de la imprenta. Madrid: Catedra, 2003.

Carpo, M. 2017. The second digital turn: design beyond intelligence. Cambridge: The MIT Press.

Carpo, M. 2020. “Ascenso y caída de los paradigmas visuales: Una entrevista con Mario Carpo.” Realizada por Stephannie Fell Contreras en

The Bartlett School of Architecture (10 de marzo, 2020) y a través de Zoom (14 de abril, 2020). Publicada en la Revista Materia Arquitectura nº 20. Diciembre 2020. p 6-23.

Castells, Manuel. 2005. La era de la información (vol. 1): economía, sociedad y cultura. La sociedad Red. Barcelona: Alianza Editorial.

Cervera Sarda, M. 2018. Espacio y Tiempo en la Composición Arquitectónica. Madrid: Editorial Munilla-Lería.

Chul-Han, Byung. 2014. En el enjambre. Barcelona: Herder.

Cuccorese, M. 2007. Jean Baudrillard y la seducción. Madrid: Campo de Ideas.

Dodds, G. 2005. Body in Pieces: Desiring the Barcelona Pavilion. London: Routledge.

Dumont, L. 1987. Ensayos sobre el individualismo. Madrid: Alianza.

Español, J. 2001. El orden frágil de la arquitectura: 9 (Arquíthesis). Madrid: Fundación Arquia.

Hauser, Arnold. 1975. Historia social de la literatura y el arte. vol.1. Barcelona: Guadarrama

Kuhn, Thomas S. 1988. La estructura de las revoluciones científicas. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Leach, Neil. La an-estética de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.

Lipovetsky, G. (2001). “La postmodernidad a debate” Revista De Pensament I Anàlisi, (1), Castellón: Universidad Jaume I. 15-17.

Recuperado a partir de https://www.e-revistes.uji.es/index.php/recerca/article/view/281.

Lipovetsky, G. 2000. La era del vacío. Barcelona: Anagrama.

Mantzou, Polyxeni y Bitsikas, Xenofon. “Proyectar en la era del código digital”. Actas Congreso Internacional EGA XII. Madrid. 2008.

Marcos Alba, Carlos L. 2009 “Espacio Material: la arquitectura como extensión topológica”. Tesis doctoral. ETSAM.

Minguet Medina, Jorge. 2017 (Aspectos de) la arquitectura después de Bretton Woods. Sevilla: Universidad de Sevilla.

De Molina, S. 2017. Hambre de arquitectura. Necesidad y práctica de lo cotidiano. Madrid: Ediciones asimétricas.

Muñoz Carabias, Francisco F. 2022. La paradoja de Mies. Las (in)visibles simetrías continuas del espacio moderno (a través del Pabellón de Barcelona). Buenos Aires: Diseño Editorial.

Navarro Baldeweg, J. 2001. La Habitación vacante. 1ª ed. 1999. Valencia: PRE-TEXTOS.

Park, JH. 2003. “Preston Scott Cohen—Contested Symmetries and Other Predicaments in Architecture”. Nexus Netw J 5, 157–160 (2003). https://doi.org/10.1007/s00004-002-0010-8

Perliani, Erica, “El juego de la seducción (en torno a Baudrillard)” Universidad de Buenos Aires. Disponible en https://www.lacavernadeplaton.com/articulosbis/seduccion1314.htm#_ftnref40.

Pino, Cristina 2021 ““Quiero una foto aquí”, Instagram y el diseño arquitectónico” Arquitectura y empresa. Disponible en https://arquitecturayempresa.es/noticia/quiero-una-foto-aqui-instagram-y-el-diseno-arquitectonico

Rattenbury, K. (Editor) 2002. This is Not Architecture: Media Constructions. London: Routledge.

Rodríguez del Amo, Arturo. “La Arquitectura de Instagram”. COSAS de ARQUITECTOS. REVISTA DIGITAL DE ARQUITECTURA ON LINE

Disponible https://www.cosasdearquitectos.com/2020/05/la-arquitectura-de-instagram/

Spencer, D. 2016. The architecture of neoliberalism: how contemporary architecture became an instrument of control and compliance. London: Bloomsbury.

Villacañas, José Luis. 2015. Populismo, Madrid: La Huerta Grande.

Valery, Paul. 1928. Piezas sobre arte. Madrid: Visor, ed. 1999.

Tarrés Freixenet, Juan. 2010. “Los espacios abstractos”. Universidad Complutense. Madrid. chrome-http://www.mat.ucm.es/cosasmdg/cdsmdg/ideas/documentos/tarres.pdf

Gómez Echeverri, Fernando. 2022. “Entrevista a Ai Weiwei”. ETHICS 19. Disponible en «Internet ha cambiado drásticamente cómo se comporta y piensa la gente» https://ethic.es/2022/02/internet-ha-cambiado-drasticamente-como-se-comporta-y-piensa-la-gente-ai-weiwei/

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Muñoz Carabias, F. F. (2023). #arquitetura: estéticas da decomposição na autoedição virtual. Astrágalo. Cultura Da Arquitetura E a Cidade, 1(31 (EXTRA), 67–84. https://doi.org/10.12795/astragalo.2023.i31.04
##plugins.generic.dates.received## 2023-01-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-30
##plugins.generic.dates.published## 2023-05-05
Visualizações
  • Resumo 199
  • PDF (Español (España)) 72