Nada é o que parece. Sobre o mudéjar: Romanticismo, proteção monumental e identidades históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12795/astragalo.2023.i31.10

Resumo

O mudéjar é considerado um estilo estabelecido na realidade heterogênea que compunha a arte medieval espanhola, embora a priori possa parecer uma forma artística admitida nos rótulos mais tradicionais da História da Arte, nasceu em um contexto muito específico, como é o romantismo e o surgimento de termos como historicismo, buscando aproximar períodos antes tachados de Idade Média. Uma nova forma de agrupar os monumentos construídos após a conquista castelhana, uma lista que procurou responder a uma complexa realidade histórica nacional, partindo da formação de uma clara construção ex-novo, a que faltará um desenvolvimento linear no tempo e evidente. Partindo de estudos recentes que abordam o tema numa nova perspectiva histórico-artística, bem como daquelas mais tradicionais, o mudéjar constitui um caso particular de estudo, estabelecido  na ideologia patrimonial graças a personagens ilustres como o José Amador de los Ríos no S. XIX .Este artigo apresenta esse processo de edição e transformação a arquitetura nacional acomodou como consequência das mudanças que o Romanticismo ofereceu em relação à proteção dos monumentos e como o mudéjar é um caso singular na Península Ibérica para tratar de catalogar e salvaguardar a arte medieval islámica, numa procura constante dessa ansiada identidade nacional. Trata-se dum termo carregado de convenções e que são expostas e revisadas para uma melhor definição no seu contexto, à vista dos estudos recentes que têm discutido este estilo e que ajudarão na atualização e esclarecimento a este respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Álvarez Rodríguez, María Victoria. 2014. "La revista "El Arte en España (1862-1870)" y su papel en la evolución de la historiografía arquitectónica española”. Norba: Revista de arte, Nº 35: 131-149.

Álvarez Rodríguez, María Victoria. 2016. “La difusión de los presupuestos románticos a través de dos revistas artísticas decimonónicas: El Artista (1835-1836) y The Germ (1850)”. Boletín de arte, Nº 37: 61-70.

Álvarez Rodríguez, María Victoria. 2017. “Romanticismo y romanticismos en los grabados de la revista artística "No Me Olvides” (1837-1838)”. De arte: revista de historia del arte, I, Nº. 16: 151-165.

Amador de los Ríos, José. 1872. El estilo mudéjar en arquitectura / discurso de José́ Amador de los Ríos, leído en Junta Publica de 19 de junio de 1859; [y contestación de Pedro de Madrazo]. Publicado junto con otros 13 discursos en el vol. I. Discursos leídos en las recepciones y actos públicos celebrados por la Real Academia de las Tres Nobles Artes de San Fernando desde el 19 de junio de 1859: tomo I. (pp. 1-73). Madrid: Imprenta de Manuel Tello. Acceso 22/08/2022.

http://www.realacademiabellasartessanfernando.com/assets/docs/discursos_ingreso/Amador_de_los_Rios_Jose-1872(2).pdf?PHPSESSID=d92328dc6162d7c7412289e3c13580e8.

Amador de los Ríos, Rodrigo. 1880. Inscripciones árabes de Córdoba. Madrid: [s.n.], Imprenta de Fortanet. Acceso 26/03/2019.

http://www.bibliotecavirtualdeandalucia.es/catalogo/consulta/registro.cmd?id=1015229.

Biografía Amador de los Ríos, Real Academia de la Historia. Acceso 09/01/2023.

https://dbe.rah.es/biografias/7115/jose-amador-de-los-rios-y-serrano.

Feliciano, María Judith y Ruiz Souza, Juan Carlos. 2017. “Al-Andalus and Castile. Art and Identity in the Iberian Peninsula”. En Renaissance and Baroque Architecture. Part II. Global Geographies and European Internationalism. Iberia, Spanish Italy, the Ottomans, and Latin America. Editado por Alina Payne, 1-31. Nueva Jersey, John Wiley & Sons, Inc,. doi: https://doi.org/10.1002/9781118887226.wbcha019.

García Alcázar, Silvia. 2009. La ideología romántica en la restauración monumental en España durante el siglo XIX. Ciudad Real: Universidad de Castilla-la Mancha.

García Alcázar, Silvia. 2011. “La huella romántica en la restauración monumental decimonónica en España.”. Anales de historia del Arte, Volumen Extraordinario: 197-210.

Garric, Jean-Philippe (2016). “Alexandre Lenoir et Charles Percier : un compagnonnage oublié”. En Geneviève Bresc-Gautier, Béatrice de Chancel-Bardelot (dir.) Un musée révolutionnaire. Le musée des Monuments français d’Alexandre Lenoir, Paris, Hazan: 241-250.

Gomez Crespo, Juan 1978. “José Amador de los Ríos en el panorama cultural del siglo XIX”. Boletín de la Real Academia de Córdoba, de Ciencias, Bellas Letras y Nobles Artes, n.99: 29-49.

González-Varas, Ignacio. 2018. Conservación de bienes culturales. Teoría, historia, principios y normas. Madrid: Manuales de Arte Cátedra.

Henares Cuéllar, Ignacio. 1982. Romanticismo y teoría del arte en España. Madrid: Cátedra.

Hernández Hernández, Francisca. 1998. “Las revistas románticas españolas y su visión del patrimonio arqueológico”. Complutum 9: 231-254.

Hernando, Javier. 1995. El pensamiento romántico y el arte en España. Madrid: Cátedra.

Herrero Romero, Sebastián. 2017. De lo original a lo auténtico. La restauración de la Mezquita-Catedral de Córdoba durante el siglo XX. Córdoba: Cabildo Catedral de Córdoba.

Honour, Hugh 1996. El Romanticismo. Madrid: Alianza Forma.

Kume, Junjo, 2016. El arte mudéjar en la Historia del Arte Español: en busca de una identidad. XVIII Jornadas de Historia del Arte, Madrid.

Laguna Bolívar, Ángela. 2020. Rafael Romero Barros y la construcción patrimonial de Córdoba en el siglo XIX. [Trabajo Fin de Máster Inédito]. Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/100710

López Guzmán, Rafael (2016). Arquitectura mudéjar. Madrid: Cátedra.

Paulino Montero, Elena. 2022. “Repensando el mudéjar desde el siglo XXI. El canon hispánica que no fue”. Repensando el canon. Modelos, categorías y prestigio en el arte medieval hispano, editado por Javier Martínez de Aguirre y Ángel Fuentes Ortiz, Madrid: Sílex: 171-191.

Pérez Villaamil, Genaro. 1842-1850. España monumental y artística. Paris: Alberto Hauser, 1842-1850 (Imprenta de Fain y Thunot). Acceso 9/01/2023.

https://bibliotecadigital.jcyl.es/i18n/consulta/registro.cmd?id=11442.

Robertson, Ian. 1984. Los curiosos impertinentes. Viajeros ingleses por España desde Carlos III hasta 1855. Barcelona: Serbal.

Romero Barros, Rafael. 1883. Manuscrito del Inventario para el Museo Arqueológico de Córdoba [Papel]. Colección Familia Romero de Torres (Caja 4/6). Archivo Histórico Provincial de Córdoba.

Romero Barros, Rafael. 1883. Manuscrito del prólogo para el inventario del Museo Arqueológico de Córdoba [Papel]. Colección Familia Romero de Torres (Caja 4/6). Archivo Histórico Provincial de Córdoba.

Romero Barros, Rafael. 1884. “La sinagoga de Córdoba, hoy ermita dedicada al culto bajo la advocación de San Crispín”. Edición digital a partir de Boletín de la Real Academia de la Historia, Tomo 5: 234-264. Acceso 10/12/2022.

http://www.cervantesvirtual.com/obra/la-sinagoga-de-crdoba-hoy-ermita-dedicada-al-culto-bajo-la-advocacin-de-san-crispn-0/.

Romero Barros, Rafael. 1892. Córdoba monumental y artística. Edición facsímil con introducción por M. Mudarra Barrero, 1991. Córdoba: Caja Provincial de Ahorros de Córdoba.

Royo Naranjo, Lourdes y Laguna Bolívar, Ángela. (2022). “El ideario romántico en la construcción patrimonial de la ciudad de Córdoba. Aportaciones para una interpretación de su contexto turístico-cultural”. ERPH revista electrónica de patrimonio histórico, Nº31, 87-112. Doi: https://doi.org/10.30827/erph.vi31.23450.

Ruiz Souza, Juan Carlos. 2011. “Arquitecturas aljamiadas: Al-Andalus y la Corona de Castilla en la Baja Edad Media. Asimilación, conservación y creatividad artística. Al-Andalus: paradigma y modernidad coordinado por Emilio González Ferrín: 105-128. Sevilla: Fundación Tres Culturas del Mediterráneo.

Ruiz Souza, Juan Carlos. 2016. “Los estilos nacionales y sus discursos identitarios: el denominado estilo mudéjar”. La Historia del Arte en España: devenir, discursos y propuestas, A. Molina Martín: 197-216. Polifemo: Madrid.

Ruiz Souza, Juan Carlos. 2016. “Al-Andalus e Hispania en la identidad del arte medieval español. Realidad y desenfoque historiográfico”. En: Identidades cuestionadas: Coexistencia y conflictos interreligiosos en el Mediterráneo (SS. XIV-XVIII), B. Franco Llopis, B. Pomara Saverino, M. Lomas Cortés, B. Ruiz Bejarano (eds.): 375-394. Valencia: Universitat de València.

Ruiz Souza, Juan Carlos. 2019. “Hispania, Al-Andalus, and the Crown of Castile: Architecture and Constructions of Identity”. Jews and Muslims Made Visible in Christian Iberia and Beyond, 14th to 18th Centuries: Another Image, coord. por Borja Franco Llopis, Antonio Urquízar Herrera: 121-138.

Urquízar Herrera, Antonio. 2010. “La caracterización política del concepto mudéjar en España durante el siglo XIX". Espacio, Tiempo y Forma, Serie VII, Ha del Arte, nº 22-23: 201-216.

Ventura Molina, Miguel (coord.). 2021. Revista Al-mulk nº19, Real Academia de Córdoba, Córdoba.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Royo Naranjo, L., Laguna-Bolívar, Ángela, & Díaz-Recasens Montero de Espinosa, G. (2023). Nada é o que parece. Sobre o mudéjar: Romanticismo, proteção monumental e identidades históricas. Astrágalo. Cultura Da Arquitetura E a Cidade, 1(31 (EXTRA), 197–216. https://doi.org/10.12795/astragalo.2023.i31.10
##plugins.generic.dates.received## 2023-01-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2023-05-05
Visualizações
  • Resumo 219
  • PDF (Español (España)) 94