Antonio Fernández Alba e o desenho arquitetônico
DOI:
https://doi.org/10.12795/astragalo.2024.i36.09Palavras-chave:
Antonio Fernández Alba, arquiteto, desenhos, arquitetura moderna, EspanhaResumo
A dimensão artística e intelectual do arquiteto espanhol Antonio Fernández Alba (Salamanca 1927-Madrid 2024), professor da Escola de Arquitetura de Madrid, membro da Royal Spanish Academy e da Royal Academy of San Fernando, foi reconhecida sua carreira profissional, culminando com a atribuição da Medalha de Ouro de Arquitetura pelo Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos de Espanha em 2002 e o Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha em 2003. Este artigo aprofunda a relação de Antonio Fernández Alba com desenho, que era a sua linguagem para criar e expressar arquitetura. A análise do vasto legado gráfico das notas, esboços e planos arquitetónicos, e os numerosos escritos do arquiteto revelam a importância que o ato de desenho tinha para ele no processo de ideação da arquitetura. Além disso, Fernández Alba reconheceu a autonomia estética do desenho como uma forma de expressão da arquitetura, ultrapassando a sua condição instrumental como um documento técnico necessário para o desenvolvimento construtivo do edifício.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
Añón, Carmen, Santiago Castroviejo, y Antonio Fernández Alba. 1983. Real Jardín Botánico de Madrid. El Pabellón de Invernáculos (Noticias de una restitución histórica). Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
Arnheim, Rudolf. 1985 (1954). Arte y Percepción visual: psicología del ojo creador. Madrid: Alianza Forma.
Baquero, Manuel. 1992. La mirada del arquitecto: anotaciones, paisajes, impresiones. Colección Manolo Baquero. Zaragoza: Dipu-tación General de Aragón.
Berger, John. 2011. Sobre el dibujo. Barcelona: Gustavo Gili.
Bernal López-Sanvicente, Amparo. 2015. “Blanco y negro: un lenguaje para la arquitectura de Antonio Fernández Alba.” EGA Expre-sión Gráfica Arquitectónica 20 (26): 142-151. https://doi.org/10.4995/ega.2015.3309.
Bernal López-Sanvicente, Amparo. 2017. “Conversando con... Antonio Fernández Alba. Trazas y trazos de Antonio Fernández Al-ba.” EGA Expresión Gráfica Arquitectónica 22(29): 136-145. https://doi.org/10.4995/ega.2017.5403.
Bernal López-Sanvicente, Amparo. 2023. “Antonio Fernández Alba: el arte del dibujo de la arquitectura.” EGA Expresión Gráfica Arquitectónica 28(48): 300–320. https://doi.org/10.4995/ega.2023.1707.
Capitel, Antón. 1980. “La arquitectura de Antonio Fernández Alba en el interior de la aventura española moderna.” In Antonio Fer-nández Alba, 49-53. Madrid: Ministerio de Cultura.
Choisy, Auguste. 1899. Histoire de l’architecture. T. I, II. Paris: Gauthier-Villars.
Eisenman, Peter. 2004 (1980). “Aspects of Modernism: Maison Dom-ino and the Self-Referential Sign.” In Eisenman Inside out: Se-lected writings, 1963-1988, 111-120. New Haven: Yale University Press.
Fernández Alba, Antonio. 1968. “Énfasis plástico y obsesión tecnológica.” Arquitectura 110:15-25.
Fernández Alba, Antonio. 1973. La arquitectura de Antonio Fernández Alba. Museo de arte contemporáneo de Sevilla. Santo Tomás 5, mayo-junio 1973. Sevilla: Gráficas del Sur.
Fernández Alba, Antonio. 1980. Antonio Fernández Alba, obras y proyectos. 1957-1979. Madrid: Ministerio de Cultura, Dirección General del Patrimonio Artístico, Archivos y Museos.
Fernández Alba, Antonio. 1981. Antonio Fernández Alba, Arquitecto 1957-1980. Madrid: Xarait.
Fernández Alba, Antonio. 2000. “El dibujo del arquitecto”. In Antonio Fernández Alba: espacios de la norma. Lugares de invención 1980-2000, 14-15. Madrid: Fundación ESTEYCO.
Fernández Alba, Antonio et al. 2011. Antonio Fernández Alba: Premio Nacional de Arquitectura 2003. Madrid: Ministerio de Fomento.
Fernández Alba, Antonio y Amparo Bernal López-Sanvicente. 2017. “Reflexiones sobre dibujo y obra conversando con Antonio Fernández Alba”. In Locus civitatis": escritos metropolitanos y otras afinidades, 183-202. Salamanca: Universidad de Salamanca.
Fullaondo, Juan Daniel. 1967. “El análisis de la evolución de Antonio Fernández Alba”. Forma Nueva. El Inmueble 17(junio):21-30.
Fullaondo, Juan Daniel. 1967. “El análisis de la evolución de Antonio Fernández Alba”. Forma Nueva. El Inmueble 18 (julio):29-36.
Fullaondo, Juan Daniel. 1967. “La obra arquitectónica de Antonio Fernández Alba”. Forma Nueva. El Inmueble 19 (agosto):35-44.
Giacometti, Alberto, y Mathilde Lecuyer-Maillé. 2018. Paris sans fin. Paris: Les cahiers dessinés, Fondation Giacometti.
Huxtable, Ada Louise. 1977. “Architectural Drawings as Art Gallery Art” The New York Times, October 23. https://www.nytimes.com/1977/10/23/archives/architecture-view-architectural-drawings-as-art-gallery-art.html?smid=url-share.
Kauffman, Jordan. 2018. Drawing on Architecture: The Object of Lines, 1970–1990. Cambridge, London: The MIT Press.
Montes Serrano, Carlos. 2010. “Un posible canon de los dibujos de arquitectura de la modernidad.” EGA Expresión Gráfica Arquitec-tónica 15(16): 44-51. https://doi.org/10.4995/ega.2010.1010.
Montes Serrano, Carlos, Amparo Bernal López-Sanvicente, y Jesús Luna Buendía. 2018. “Architectural Drawing in the Escuela de Madrid during the 1960s.” Diségno. Unione Italiana per il Disegno 1(3):143-152. https://doi.org/10.26375/disegno.3.2018.14.
Trillo de Leyva, Juan Luis. 2015. “La palabra dibujada. Antonio Fernández-Alba primer y último maestro.” Proyecto, progreso, arqui-tectura 12 (mayo):24-37. http://dx.doi.org/10.12795/ppa.2015.i12.02.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amparo Bernal López-Sanvicente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-18
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-17
- Resumo 17
- PDF (Español (España)) 18