Entre os irmãos Lumière e TikTok. Apontamentos didáticos para uma educação audiovisual na infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

gabriela Augustowsky

Resumo

Em um contexto com alta disponibilidade e acessibilidade tecnológica, este artigo propõe a discutir os propósitos, conteúdos, estratégias e sentidos da educação audiovisual contemporânea para meninos e meninas.


Para tanto, se aprensenta e coloca em discussão três perspectivas teóricas: o cinema como arte, encontros com a alteridade e a experiencia criadora; o cinema como linguagem e a alfabetização a traves dos meios visuais; a criação audiovisual para a democratizacao de saberes, a inclusao social e a ampliacao de direitos.


Frente à estratégias analiticas, defensivas ou centradas em aspectos tecnologicos, se propoe vincular o universo audiovisual com a criacao artistica e com à rica tradição cultural do cinema e sua história. É assim que eles são abordados: experimentações lúdicas com o movimento e a luz, os dispositivos de criacao audiovisual (o Minuto Lumière) e o cinema de animação quadro a quadro. Finalmente se trata a educação audiovisual como um campo emcontrução e suas possibilidades para o trabalho docente transformador.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Augustowsky, gabriela. (2021). Entre os irmãos Lumière e TikTok.: Apontamentos didáticos para uma educação audiovisual na infância. Communiars. Revista De Imagem, Artes E Educação Social E Crítica, (5), 54–70. Recuperado de https://revistascientificas.us.es/index.php/Communiars/article/view/14924
Seção
ARTÍCULOS
Visualizações
  • Resumo 148
  • PDF (Español (España)) 610

Referências

Augustowsky, G. (2017). La creación audiovisual en la infancia. De espectadores a productores. Buenos Aires: Paidós.

Augustowsky, G. (2019). "La creación audiovisual en la infancia. Estudio de experiencias en contextos educativos". Educación Artística Revista de Investigación, 10, 235-250. https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/13922

Augustowsky, G. & Masci, C. (2011). Vivir juntos en las aulas. Buenos Aires: Unicef, Canal Encuentro, Paka Paka. http://www.codajic.org/sites/www.codajic.org/files/Vivir%20Juntos%20%20en%20el%20Aula%20.UNICEF_1.pdf

Bergala, A. (2007). La hipótesis del cine. Pequeño tratado sobre la transmisión del cine en la escuela y fuera de ella. Barcelona: Leartes Educación.

Buckingham, D. (2008). Más allá de la tecnología: aprendizaje infantil en la era digital, Buenos Aires: Manantial.

Ferrés, J. (2014). Las pantallas y el cerebro emocional. Barcelona: Gedisa.

Fresquet, A. (2014). Cine y Educación la potencia del gesto creativo. Santiago de Chile: Ocho libros.

Heimann, J., Fradkin, J. & Boido, P. (2012). Cine + Chicos y JTK. Imágenes y juego en movimiento, Buenos Aires: GCBA.

Migliorin, C. & Pipano, I. (2014). Cine, igualdad y escuela: la experiencia de Inventar con la Diferncia. En TOMA UNO , Nº 3. (pp. 199-207). UNC. Argentina. http://publicaciones.ffyh.unc.edu.ar/index.php/toma1/index

Nuñez, V. (2007). Pedagogía Social: un lugar para la educación frente a la asignación social de los destinos. Conferencia en el Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Argentina.

Oubiña, D. (2009). Una juguetería filosófica. Buenos Aires: Manantial.

Oubiña, D. (2017). Tecnócratas y artesanos. Revista de cine, 4, 17-21.

Colección de Juguetes Ópticos Richard Balzer. https://www.dickbalzer.com/

Festival Internacional de Cine Infantil "Ojo al Piojo"! https://festivalojoalpiojo.gob.ar/

Imagen en Movimiento. Apuntes de Jardín. Canal Encuentro. http://encuentro.gob.ar/programas/serie/8199/2591?temporada=1#top-video

Proyecto IDIS (Investigación en Diseño de Imagen y Sonido) https://proyectoidis.org/crono/

Rede Kino. Red latinoamericana de Educación Cine y Audiovisual. https://www.redekino.com.br/