Juan Comba y García cronista gráfico de "La Restauración"
Palavras-chave:
Juan Comba, Abelardo de Carlos, Luis Rosales, Restauración, Regencia, “La Ilustración Española y Americana”, Periodismo gráficoResumo
Casi olvidado por los investigadores, Juan Comba fue un informador gráfico que sentó los
principios de tal tipo de información en el último cuarto del siglo XIX. El presente estudio, fruto
de la investigación que ha durado más de cinco años, trata de recuperar su memoria y rescatar
del olvido la figura de tan importante periodista español. Aunque su nombre no es muy conocido,
sus imágenes han servido para ilustrar los manuales de Historia de la Restauración.
Downloads
Referências
ALTABELLA, José. “Notas para una historia del reporterismo gráfico en España. Noticia
técnica y anécdota de cuatro figuras precursoras: Juan Comba, Christian Franzen,
Káulak, José L. Campúa”, en Arte Fotográfico, nº 101. Madrid, mayo de1960.
B. MÁRQUEZ, Miguel. “D. Abelardo de Carlos y «La Ilustración Española y Americana»”,
en Ámbitos, Revista Internacional de Comunicación, nº 13-14, Sevilla, 2005. Págs. 185-
COLOMA MARTÍN, Isidoro. La forma fotográfica. A propósito de la fotografía española
desde 1839 a 1939. Col. de Arquitectos/Univ. de Málaga, 1986. Págs.
COMBA, Juan. “Eduardo Rosales”, en Alrededor del Mundo, Madrid, 12 de junio de
GÓMEZ APARICIO, Pedro. Historia del periodismo español. De la Revolución de septiembre
al desastre colonial. Editora Nacional, Madrid, 1971.
ESCOBAR, Alfredo. El viaje de don Alfonso XII á Francia, Alemania, Austria y Bélgica.
Setiembre de 1883. Notas de un testigo. Impr. de Fortanet, Madrid, 1883.
GONZÁLEZ, Carlos; MARTÍ, Montse. Pintores españoles en Roma, 1850-1900. Tusquets,
Barcelona, 1987.
MARGARIT, Isabel. La vida y la época de Alfonso XII. Planeta, Madrid, 1999.
MARTÍNEZ DE VELASCO, Eusebio. “Último responso en el panteón de los Reyes”, en
La Ilustración Española y Americana, año 29, nº 45, Madrid, 8 de diciembre de 1885.
NOMBELA, Julio. Impresiones y recuerdos. Giner, Madrid, 1976.
PANTORBA, Bernardino de. Historia y crítica de las exposiciones nacionales de bellas
artes celebradas en España. Alcor, Madrid, 1948.
PELÁEZ MARTÍN, Andrés. “Cien años de escenarios para Calderón”, en VV.AA. Calderón
en escena. Consejería de Cultura de la Comunidad de Madrid, 2000.
PORPETTA, Antonio. Escritores y Artistas Españoles (Historia de una institución centenaria).
Asociación de Artistas y Escritores Españoles, Madrid, 1986.
RUBIO GIL, Luis. Eduardo Rosales. Aguazul, Barcelona, 2002.
TEMES RODRÍGUEZ, José Luis. El Círculo de Bellas Artes. Madrid, 1880-1936. Alianza,
Madrid, 2000.
La Ilustración Española y Americana, Madrid, 1870-1921.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















