El modelo de propaganda de Noam Chomsky medios mainstream y control del pensamiento
Palavras-chave:
Noam Chomsky, Medios, Propaganda, Control, PublicidadResumo
El objetivo de este trabajo es ofrecer una panorámica del modelo de propaganda desarrollado por el lingüista y activista político norteamericano Noam Chomsky, con especial incidencia en el análisis realizado por Chomsky y Edward Herman en «Los guardianes de la libertad». Recorreremos el mecanismo institucional, la estructura operativa de los medios, los efectos y los presupuestos ideológicos de los que parte el modelo, destacando las aportaciones del modelo chomskyano para el estudio del funcionamiento propagandístico del sistema de medios de comunicación.Downloads
Referências
- BARTHES, Roland (1990): La aventura semiológica. Paidós, Barcelona.
- CHOMSKY, Noam (1992a): Ilusiones necesarias. Control del pensamiento en las sociedades democráticas. Traducción de Loreto Bravo de Urquia y Juan
José Saavedra Esteban. Libertarias, Madrid.
- CHOMSKY, Noam (1992b): “The Propaganda System”. Lies of our times,
mayo de 1992. Disponible en Internet: Http://www.zmag.org/chomsky/articles/
loot9205-propaganda.html
- CHOMSKY, Noam (1995): Lo libertario está vivo. Movimiento Cultural Cris-
tiano, Madrid.
- CHOMSKY, Noam (1996): El nuevo orden mundial (y el viejo). Traducción de
Carme Castells. Crítica, Barcelona.
- CHOMSKY, Noam (1997a): Lucha de clases. Traducción de Lara Vilà. Crítica,
Barcelona.
- CHOMSKY, Noam (1997c): “What Makes Mainstream Media Mainstream”. Z Magazine. Disponible en Internet: Http://www.zmag.org/chomsky/articles/z9/ 10-mainstream-media.html
- CHOMSKY, Noam (2000a): Actos de agresión. Traducción de Jordi Beltrán. Crítica, Barcelona.
- CHOMSKY, Noam (2000b): “El control de nuestras vidas”, en El viejo topo no 144, octubre de 2000, pp. 9-20. Traducción de Artur Colom. Ediciones de Intervención Cultural, S.L., Barcelona.
- CHOMSKY, Noam, y HERMAN, Edward (1990): Los guardianes de la liber- tad. Traducción de Carme Castells. Grijalbo Mondadori, Barcelona.
- CHOMSKY, Noam, y DIETERICH, Heinz (1997): La aldea global. 2a edición. Txalaparta, Tafalla.
- COEN, Joshua, y ROGERS, Joel (1993): “El pensamiento social de Noam Chomsky”, en Voces y culturas. Revista de comunicación no 5, I Semestre de 1993, pp. 107-136. Voces y culturas, Barcelona.
- CROMBY, John (1998): “Psicología y política. Entrevista a Noam Chomsky”, en Archipiélago no 34-35, invierno de 1998. Editorial Archipiélago, Barcelona.
- DEBORD, Guy (1990): Comentarios sobre la sociedad del espectáculo. Ana-
grama, Barcelona.
- DOMENACH, Jean-Marie (1986): La propaganda política. Editorial Univer-
sitaria de Buenos Aires.
- HERMAN, Edward (1998): “El modelo de propaganda revisitado”, en Voces y
culturas. Revista de comunicación no 14, II Semestre de 1998, pp. 11-26. Voces
y culturas, Barcelona.
- HERMAN, Edward, y McCHESNEY, Robert (1999): Los medios globales.
Traducción de Manuel Talens. Cátedra, Madrid.
- HORKHEIMER, Max, y ADORNO, Theodor (1998): Dialéctica de la Ilustra-
ción. Trotta, Madrid.
- JONES, Adam (1990): “The Radical Vocation. An interview with Noam Choms-
ky”. Disponible en Internet: Http://www.zmag.org/chomsky/interviews/9002-
vocation.html
- JOWETT, Garth S., y O ́DONNELL, Victoria (1986): Propaganda and per-
suasion. Sage Publications, Newbury Park/Londres/Nueva Delhi.
- LÓPEZ, Luis Ignacio (1988): Adiós, Mr. Reagan. Ediciones B, Barcelona.
- LOTMAN, Jurij, y Escuela de Tartu (1979): Semiótica de la Cultura. Traduc-
ción de Nieves Méndez. Cátedra, Madrid.
- MANNHEIM, Karl (1987): Ideología y utopía. Fondo de Cultura Económica,
México.
- McCHESNEY, Robert (1992): “La economía política de los mass media.
Entrevista con Edward Herman”, en Voces y culturas. Revista de comunicación no 4, II Semestre de 1992, pp. 98-106. Voces y culturas, Barcelona.
- McQUAIL, Denis (1987): Mass communication theory: an introduction. Se- gunda edición. Sage Publications.
- PIZARROSO, Alejandro (1993): Historia de la propaganda. 2a edición, am- pliada. Eudema, Madrid.
- RAMONET, Ignacio (1997): Un mundo sin rumbo. Debate, Madrid.
- VERDÚ, Vicente (1996): El planeta americano. Anagrama, Barcelona.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















