Las adaptaciones cinematográficas de la obra de José Echegaray. El gran galeoto (Rafael Gil, 1951)
Palavras-chave:
José Echegaray, cine mudo, El gran galeoto, adaptaciones, Rafael Gil. José Echegaray, silent cinema, adaptations, Rafael Gil.Resumo
La obra de José Echegaray no ha conocido una fecunda traslación al cine, ni en los inicios de este arte, ni, en lo que concierne al cine español, durante la dictadura franquista, cuya figura, primer Premio Nobel que recibía un español, era tan respetada. Sí concitó cierto interés durante el cine mudo, donde cabe reseñar las producciones de José Buchs y las adaptaciones de El gran galeoto filmadas en Hollywood. Una de estas películas, Lovers, sirvió de pretexto a Rafael Gil para filmar una nueva versión, donde a la evidente rémora teatral antepuso una cuidada técnica y una sobria realización. The work of José Echegaray has not known a fruitful translation to the movies, at the beginning of this art, even in regard Spanish cinema, during the Franco dictatorship, whose figure, first Spanish Nobel Prize, was so respected. Echegaray attracted some interest during the silent film, where José Buchs’ films and El gran galeoto’s Hollywood adaptations stand out among everyone. One of these movies, Lovers, served as a pretext to Rafael Gil to film a new version, where he put ahead of the obvious theatrical impediment a maintained technique and a sober direction.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AGRAMONTE, Arturo; CASTILLO, Luciano (2003): Ramón Peón, el hombre de los glóbulos negros. La Habana (Cuba): Editorial de Ciencias Sociales.
AMERICAN FILM INSTITUTE (1971): The American Film Institute Catalog of Motion Pictures produced in the United States, F2, Feature Films, 1921-1930. Los Angeles.
ÁVILA ARELLANO, Julián; MENÉNDEZ ONRUBIA, Carmen (1987): El neorromanticismo español y su época. Epistolario de José Echegaray a María Guerrero. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
BENTLEY, Bernard P.E. (2008): A companion to Spanish Cinema. Woodbridge: Tamesis.
DE HARO DE SAN MATEO, Mª Verónica (Coord.) (2003): La comunicación a través de la historia. Madrid: Visión Libros.
ECHEGARAY, José (1959): Teatro Escogido. Madrid: Aguilar.
GARCÍA ESCUDERO, José María (1954): La historia en cien palabras del cine español y otros escritos sobre cine. Salamanca: Publicaciones del Cine-club del SEU.
__ (1962): Cine español. Barcelona: Ediciones Rialp.
GARCÍA RIERA, Emilio (1969): Historia documental del cine mexicano: Época sonora. 1945/1948. México: Era.
GARCÍA RUIZ, Víctor; TORRES NEBRERA, Gregorio (2003): Historia y antología del teatro español de posguerra (1940-1945). Madrid: Fundamentos.
GOBLE, Alan (1999): The Complete Index to literary sources in film. Londres: Bowker-Saur.
GÓMEZ MESA, Luis (1977): La literatura española en el cine nacional. Madrid: Filmoteca Nacional.
GREGORI, Antonio (2009): El cine español según sus directores. Madrid: Cátedra.
JIMÉNEZ MADRID, Ramón (1987): El Instituto Alfonso X el Sabio: 150 años de historia. Murcia: Tres Fronteras.
MARTÍNEZ MONTALBÁN, José Luis (2002): La novela semanal cinematográfica. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
MESONERO ROMANOS, Ramón (2008): Memorias de un setentón, natural y vecino de Madrid. Tomo II. Barcelona: Crítica.
PEERS, Edgar Allison (1967): Historia del movimiento romántico español. Tomo II. Madrid: Gredos.
PÉREZ BOWIE, José Antonio (2008): Leer el cine. La teoría literaria en la teoría cinematográfica. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.
PORTER I MOIX, Miquel (1985): Adrià Gual i el cinema primitiu de Catalunya, 1897-1916. Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona.
POZO ARENAS, Santiago (1984): La industria del cine en España: legislación y aspectos económicos, 1896-1970. Barcelona: Edicions Universitat de Barcelona.
RIAMBAU, Esteve y TORREIRO, Casimiro (2008): Productores en el cine español. Estado, dependencias y mercado. Madrid: Cátedra/Filmoteca Española.
ROMERA CASTILLO, José (2013): Teatro Español. Siglos XVIII-XXI. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.
SOLOMON, Aubrey (2011): The Fox Film Corporation, 1915-1935: A History and Filmography. Jefferson: McFarland.
ULRICH, Paul, S.; DAHLBERG, Gunilla; FASSEL, Horst (2016): Im Spiegel der Theatergeschichte. Berlín: Lit Verlag
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).
A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es
- Resumo 192
- PDF (Español (España)) 177