La representación cinematográfica una aproximación al análisis sociohistórico
Palavras-chave:
Cine, Representación cinematográfica, Sociología, historia, Análisis fílmicoResumo
Este trabajo estudia algunas características presentes en la representación cinematográfica del pasado y de la actualidad, contrastando el análisis fílmico y la interpretación sociohistórica del documento cinematográfico. Para ello estudia dos ejemplos muy populares, Novecento e Historias del Kronen. La metodología aplicada tiene en cuenta el contexto intelectual, sociológico e historiográfico donde se enmarcan ambos relatos y la adecuación de sus respectivos discursos fílmicos a los márgenes impuestos por la narrativa audiovisual. Asimismo se interroga acerca de la construcción de arquetipos, situaciones y explicaciones sociales e históricas mediante el cine.Downloads
Referências
- ALMARCHA, Ámparo, et al., La documentación y organización de los datos
en la investigación sociológica, Fondo para la Investigación Económica y Social
de la Confederación Española de Cajas de Ahorro, Madrid, 1969.
- BONDANELLA, Peter, Italian cinema from Neorrealism to the present,
Continuum, Nueva York, 1991.
- BRUNETTA, Gian Piero, Storia del cinema italiano dal 1945 agli anni ottanta,
Editori Reuniti, Roma, 1982.
- BURKE, Peter, Visto y no visto. El uso de la imagen como documento histórico,
Crítica, Barcelona, 2000.
- CALLEJO GALLEGO, Javier, La audiencia activa, Madrid, Centro de Investigaciones
Sociológicas, Siglo XXI, 1995.
- CLARK, Toby, Arte y propaganda en el siglo XX, Akal, Madrid, 2000.
- COLEMAN, James S., HUSÉN, Torsten, La inserción de los jóvenes en una
sociedad en cambio, Narcea, Madrid, 1989.
- DE FELICE, Renzo, Mussolini, il revoluzionario, Einaude Editori, Turín, 1965.
- DI GIAMMATEO, Fernaldo, Lo sguardo inquieto. Storia del cinema italiano,
-1990, La Nuova Italia, Florencia, 1994.
- ERIKSON, Erik H., Sociedad y Adolescencia, Siglo XXI, México, 1989.
Fascisme et Résistence dans le cinéma italien, Etudes Cinématographiques, nums.
-83, Minard Lettres, Paris, 1970.
- FERRO, Marc, Historia contemporánea y cine, Barcelona, Ariel, 1995.
- FURET, François, El pasado de una ilusión: ensayo sobre la idea comunista en
el siglo XX, México, FCE, 1995.
- GUERIN, Daniel, Fascismo e grande capitale, Erre Emme Editore, Roma, 1994.
- KÜHNL, Reinhard, Liberalismo y fascismo. Dos formas de dominio burgués,
Fontanella, Madrid, 1978 (edición original, Hamburgo, 1971).
- MARTÍN SERRANO, Manuel (dir); Informe de la juventud en España 2.000,
Injuve, Madrid, 2.002.
- MARTÍN SERRANO, Manuel “Tres visiones del mundo para cuatro generaciones
de jóvenes”, en Historia de los cambios de mentalidades de los jóvenes entre
-1990, Injuve, Madrid, 1994, pp 17-54.
- PARDO, Alejandro, “Cine y sociedad en la tradición cultural anglosajona”, pp
-79.
- PINTUS, Piero, Storia e film: trent’ anni di cinema italiano, (1945-1975), Bulzoni,
Roma, 1980.
- ROSENSTONE, Robert,, El pasado en imágenes. El desafio del cine a nuestra
idea de la historia, Barcelona, Ariel, 1997.
- SANCHEZ-ESCALONILLA, Antonio, “Relato audiovisual y espectador eterno”,
en PELAZ, José-Vidal y RUEDA, José Carlos, Ver cine. Los públicos cinematográficos
en el siglo XX, Rialp, Madrid, 2001, pp. 35 y ss.
- SCHWARTZ, Howard D., JACOBS, Jerry, Sociología cualitativa. Método para
la construcción de la realidad, Trillas, México, 1984.
- SORLIN, Pierre, Sociología del cine. La apertura para la historia del mañana,
Fondo de cultura económica, México, 1985.
- STERNHELL, Zev, El nacimiento de la ideología fascista, Madrid, Siglo XXI,
- TOBIAS, Roland, El guión y la trama, Ediciones Internacionales Reunidas,
Madrid, 1999.
- UNGARI, Enzo y RANVAUD, Donald, Bertolucci por Bertolucci, Plot, Madrid,
- VILCHES, Lorenzo, La lectura de la imagen. Prensa, cine, televisión, Paidos
Comunicación, Barcelona, 1992.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















