Las revistas satíricas sevillanas en el primer tercio del siglo XX y sus dibujantes
Sevillian satirical magazines in the first third of the 20th century and their cartoonists
DOI:
https://doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i51.01Palavras-chave:
Revistas satíricas, Dibujantes, Difamación, Honor, CensuraResumo
En este trabajo pretendemos realizar una recopilación de los nombres de las revistas satíricas que aparecieron en Sevilla desde el año 1900 hasta los últimos años de la II República, aportando nuevas cabeceras como base a la bibliografía de la prensa sevillana ya existente. Desarrollamos además algunas de ellas haciendo mención a ciertos episodios relacionados con delitos de difamación y contra el honor ocurrido con las revistas Don Próspero en 1902 y Don Basilio en 1930 junto a unas notas sobre el secuestro de la edición Sevilla en Broma de Galerín en 1926.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALMARZA MADRERA, Fco. J. (2011). Aviación en Sevilla. 1903-1914. Aeroplanos, inventores y hombres voladores. Ayuntamiento de Sevilla. ICAS.
ÁLVAREZ REY, L. (1987). Sevilla durante la dictadura de Primo de Rivera (La Unión Patriótica sevillana. 1923-1930). Diputación de Sevilla.
ÁLVAREZ REY, L. y FERNÁNDEZ ALBÉNDIZ, M. ª C. (2008). “El Liberal, de Sevilla (1901-1936). Un diario independiente anterior a la Guerra Civil. Pasado y Memoria”. Revista de Historia Contemporánea, n.º 8, p. 199-220.
ÁLVAREZ REY, L. y FERNÁNDEZ ALBÉNDIZ, M. ª C. (2009). “Un diario entre la Restauración y la Segunda República: El Noticiero Sevillano (1893-1933)”. Historia de la Comunicación Social, n.º 14, p. 123-143.
ARENAS POSADAS C. (1984). El Liberal. “El Libro de Galerín”. Diputación de Sevilla.
BOZAL, V. (1989). “El Siglo de los caricaturistas”. H.ª del Arte. H.ª 16. Madrid.
BRAOJOS, A. PARIAS, M. ª y ÁLVAREZ, L. (1990). Historia de Sevilla. Sevilla en el siglo XX. (1868-1920). Tomo: I. Secretariado de Publicaciones de la Universidad de Sevilla. Sevilla.
Historia de Sevilla. Sevilla en el siglo XX. (1868-1950). Tomo: II. Secretariado de Publicaciones de la Universidad de Sevilla. Sevilla.
CHAVES REY, M. (1995. Reedición). Historia y Bibliografía de la Prensa Sevillana. Presentación de Alfonso Braojos Garrido. Servicio de Publicaciones del Excmo. Ayuntamiento de Sevilla.
CHECA GODOY, A., ESPEJO CALA, C., RUIZ ACOSTA, M.ª J. (2007). ABC de Sevilla. Un diario y una ciudad. Análisis de un modelo periodístico local. Universidad de Sevilla.
CHECA GODOY, A. (2011). Historia de la Prensa Andaluza. Alfar. Sevilla.
CONDE MARTÍN, L. (2002). Historia del Humor Gráfico en España. Milenio. Lleida.
DEL VALLE, J. A. (1981). “La censura gubernativa de prensa en España (1914-1931)”. Revista de Estudios Políticos, ISSN 0048-7694, n.º 21, p. 73-126.
DÍAZ PÉREZ, E. (2009). “La cosa está que arde” Agustín López Macías” y “El repórter del pueblo”. En Periodistas de Sevilla, Retratos de autores de dos siglos. Sánchez Apellániz M.ª José (Coord). Asociación de la Prensa de Sevilla.
JIMÉNEZ DÍAZ, E. (1979). Sevilla y sus tranvías. Apuntes y recuerdos para una historia perdida. I.S.B.N: 84-300-0909-4.
LANGA NUÑO, C., ROMERO DOMÍNGUEZ L., y RUIZ ACOSTA, M.ª J., (Coords). (2009). Un Siglo de Información en Sevilla. (Prensa, Radio y Televisión). 1909-2009. Secretario de Publicaciones de la Universidad de Sevilla.
MANCINAS-CHÁVEZ R., y MOYA LÓPEZ, D. (2018). “El Nacimiento de la Prensa de Empresa en Andalucía durante la Restauración. Análisis estructural de la propiedad de sus principales cabeceras”. Cuadernos de Ilustración y Romanticismo, N.º 24, pp. 521-539.
MARIMON RIUTORT, Antoni (2017). “Entre el humor y la política. La prensa satírica durante la Restauración: el caso de Mallorca”. Pasado y Memoria. Revista de Historia Contemporánea, 16, pp. 149-175.
MARTÍNEZ DE LEÓN: Historietas Sevillanas. Edición facsímil de la obra de 1926. Viaje a Bizancio Ediciones.
MÉNDEZ BEJARANO, M. (1989). Diccionario de Escritores, Maestros y Oradores. Padilla Libros, Sevilla.
MÉNDEZ PAGUILLO. J. C. (2017 A) “Manolo, dibujante de la revista satírica Don Cecilio de Triana”. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación. N. º 36. Universidad de Sevilla.
MÉNDEZ PAGUILLO. J. C. (2017 B). “Caricaturistas y revistas satíricas en la Sevilla del siglo XIX”, RIHC, Revista internacional de Historia de la Comunicación, N.º 9. Universidad de Sevilla.
RAMÍREZ GÓMEZ, C. (2000). Mujeres escritoras de la Prensa andaluza del s. XX. 1900-1950. Universidad de Sevilla.
REIG, R. y RUIZ ACOSTA, M.ª J. (Coord.), (1998). Sevilla y su Prensa. Aproximación a la historia del periodismo andaluz contemporáneo (1898)-1998). Grupo de Investigación en Estructura, Historia y Contenidos de la Comunicación, Universidad de Sevilla.
RODRÍGUEZ AGUILAR, I. C. (2000). Arte y Cultura en la Prensa. La Pintura Sevillana (1900-1936). Secretariado de Publicaciones de la U.S. Sevilla.
ROMERO DOMÍNGUEZ L. (2009). La Dictadura de Primo de Rivera: Entre el control y la Censura (1924-1930), pp. 51-82. En LANGA NUÑO y VVAA. Un Siglo de Información en Sevilla. (Prensa, Radio y Televisión). 1909-2009. Secretario de Publicaciones de la Universidad de Sevilla.
RUIZ ACOSTA, M. ª J. (2001). “Dictadura, censura y Prensa en España: 1923-1930”. En Comunicación, Historia, Sociedad. Homenaje a Alfonso Braojos. US, pp. 578-586.
SALAS, N. (1991). Sevilla: Crónicas del siglo XX. Vol. I. Universidad de Sevilla. Sevilla: Crónicas del siglo XX. 1921-1940. Vol. II. Universidad de Sevilla.
SÁNCHEZ LÓPEZ, Julia. (2015). Catálogo de la Prensa sevillana, de 1661 a 2014. Ayuntamiento de Sevilla. ICAS. Sevilla.
TUBAU, Iván. (1987). El Humor Gráfico en la Prensa del Franquismo. Editorial Mitre. Barcelona.
ZOIDO, A. “Los dos protestantes de calle Feria”. El Correo de Andalucía, 27 de diciembre de 2017. https://elcorreoweb.es/sevilla/los-dos-protestantes-de-la-calle-feria-YA3662274
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).
A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es
- Resumo 523
- PDF (Español (España)) 374