Origen de la radiodifusión pirata comercial
Palavras-chave:
Historia de la radiodifusión en Europa, radiodifusión pirata, Reino Unido, Suecia, Dinamarca, Holanda, Francia, Radio Caroline, Radio Mi Amigo, Radio MercurResumo
La importancia de las estaciones piratas comerciales en el contexto europeo fue tan grande que sus emisiones hicieron cambiar toda la programación de la radiodifusión de nuestro continente, pasando a una programación basada en la música ligera. Analizaremos el origen de este fenómeno para obtener una tipología y las repercusiones que tuvo este fenómeno en los modelos radiofónicos contemporáneos.
Downloads
Referências
AGUILERA, M. (1985): Radios libres y radios piratas. Madrid: Forja.
BLACK, P. (1972): The Biggest Aspidistra in the world. London: BBC.
BRIGGS, A. (1961): The History of Broadcasting in the United Kingdom. Oxford: University
Press. Vol 1:”The Birth of Broadcasting”. 1961. Vol 2: “The Golden Age of Wireless”. 1965.
Vol3: “The War of wors”. 1970
BROWNE, Don R.: “The BBC and The pirates: a Phase in the Life of a Prolonged Monopoly”.
Journalism Quartely. (Spring. 1971).
COLLIN, C.: “Ecoutez la vrai difference”. La pensée sauvage, Enero 1979, pp. 11 -13.
COSTA, J.M.: “De Radio Caroline, que emitía desde un barco sólo ha quedado un canario.
Desaparece bajo el mar la última emisora pirata de música pop”. El País, 22 Marzo
CRIEL, T.: “Mi amigo op de spaanse radiotoer”. Gazet van Antwerpen, 25 Février, 1975.
CUADERNOS DE DOCUMENTACIÓN. Escuela Oficial de Radiodifusión y Televisión. (Mayo
.
GAIDO, M.: Los orígenes: la FM, los disk-jockeys y las radios piratas. En AA.VV. (1981):
De las ondas rojas a las radios libres. Barcelona: Gustavo Gili, pp.172-173.
DEBBASCH, Ch. (1967): Traité de droit de la radiodifusión. Paris. Ed. L.G.D.J.
DOVKANTS, K.: “Radio pirates booming”. Evening Standard, 9 August 1984.
EMERY, W. B. (1969): National and International Systems of Broadcasting. Michigan:
University Press.
EVEN, M.: “Les malheurs d’un pirate. Revoici Caroline”. Le Monde, 22 Decembre1975.
HANSSON, G.: Révision de la loi suédoise concernant les stations “pirates”. Revue de
l’UER, nº 101 (Janvier 1967). HOPKINS, A.: “Radio Caroline Goes Down in Force 9 Gale”.
Daily Telegraph, 21 march 1980, pp.8-9.
IEZZI, F.: “TV Piracy on the High Seas”. Television Quartely, nº IV (Winter 1965).
KNOT, H.: “Rare pictures from radio’s past Scandinavian Offshore Radio”. Soundscapes.
(Avril 1999), Vol. 2. También se puede consultar en línea. [Consulta 2 febrero 2008]
icce.rug.nl/soundscapes/DATABASES/RP2/Scandinavian_offshore_radio.shtml>
LABORDE, E.: “Londres: Hoy serán clausuradas las emisoras pirata”. La Vanguardia, 15
Agosto 1967.
McLEOD, N.: “The problem with pirates”. Broadcast Sound (July/August 1984).
NAMUROIS, A.: “La répression des activités des stations pirates de radiodiffusion”. Revue
de l’UER, nº 90 (Mars 1965).
PAULU, B. (1968): Radio and Television Broadcasting on the European Continent. 2ª
edición. Minneapolis: University of Minnesota Press.
PEZUELA, A.: “Gran Bretaña era la última emisora pirata. Se hundió Radio Caroline”.
Pueblo, 21 marzo 1980.
PUJADES, P.: “Radio ‘Mi Amigo’ tiene su base en Platja d’Aro. Radio pirata ‘legal’ y única”.
Tele-Expres, 30 agosto 1977.
REMES, K.: “Répression d’emissions à partir de l’île artificielle. Loi néerlandaise sur
les instalations en mer”. Revue de l’UER, nº 90 (Mars 1965).
ROBBINS, E. C.: “Déclin des pirates. La situation britannique que évolue”. Revue de l’UER,
nº 106 (Novembre 1967).
RODRIGO, M.; y RUIZ-COLLANTES, X.: Cronología. En AA.VV. (1981): De las ondas rojas
a las radios libres. Barcelona: Gustavo Gili, pp. 268-269.
SEDANO LAÑO, J. Mª: El ayer de Radio Vitoria. spi. s/f.
SETON, C.: “Sea silences original pirate station”. The Times, 21 March 1980.
SNODDY, R.: “Transmitter on, Alice is go…”. Financial Times, 9 April 1983.
UER: diferentes documentos del Consejo de Administración y de la Asamblea General.
UIT (1976): Reglamento de Radiocomunicaciones. Anejo al Convenio Internacional de
Telecomunicaciones. Ginebra: Ed. Secretaría General de la UIT.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















