La evolución del logotipo en el programa de mano Metro-Goldwyn-Mayer
Palavras-chave:
Metro-Goldwyn-Mayer, Programa de mano, Logotipo, Publicidad cinematográficaResumo
El presente trabajo se sustenta en dos investigaciones desarrolladas por el autor entre los años 1999 y 2002(2). Se aborda, primero, el Control y Racismo de Estado y la Violencia Escrita en el Sistema Judicial hasta el año 2000. Y luego, en el Nuevo Sistema Penal de Justicia, se aborda la Oralidad reducida a una Tecnología del Lenguaje y Economía ProcedimentalDownloads
Referências
ADAM, Jean-Michel; Bonhomme, Marc, 2000: La argumentación publicitaria.
Retórica del elogio y de la persuasión, Madrid, Cátedra.
- ALCÁCER GARMENDIA, José A., 1991: Qué es: el mundo del cartel. Madrid,
Ediciones Granada.
- APARICI, Roberto; García-Matilla, Agustín, 1987: Lectura de imágenes. Madrid,
Ediciones de la Torre.
- BAENA PALMA, Francisco,1994: Los programas de mano en España. Barcelona,
F.B.P.
- –– 1996, El cartel de cine en España. Barcelona, F.B.P.
- BARNICOAT, Joan, 1976, Los carteles, su historia y lenguaje. Barcelona,
Editorial Gustavo Gili.
- BARTHES, Roland, 1957, Mythologies. París, Seuil.
- –– 1982, L´Obvie et L´Obtus. París, Seuil.
- –– 1989, La cámara lúcida. Barcelona, Paidós.
- –– y cols, 1970, La semiología. Buenos Aires, Ed. Tiempo Contemporáneo.
- BAZIN, André, 1966, ¿Qué es el cine? Madrid, Ediciones Rialp.
- –– 1989, Estética y psicología del cine. Tomo 1, Madrid, Siglo XXI España.
- BEJARANO PÉREZ, Rafael, 1986: El prospecto, propaganda cinematográfica,
Málaga, Facultad de Filosofía y Letras de Málaga.
- CLARK, Eric, 1989: La publicidad y su poder. Barcelona, Planeta.
- Eames, John Douglas, 1982: The MGM Story. Londres, Sundial Publications
Ltd.
- ENEL, Francoise, 1974: El cartel: lenguaje, funciones y retórica. Valencia,
Editorial Fernando Torres.
- GARCÍA GUATAS, Manuel, 1993: Publicidad artística en Zaragoza. Zaragoza,
Ed.Ibercaja. Colección Boira número 20.
- GARRONI, Emilio, 1975: Proyecto de Semiótica, Mensajes artísticos no verbales.
Problemas teóricos y aplicados. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.
- GIRALT-MIRACLE, Daniel, 1981: Historia social y cultural del cartel. Madrid-
Barcelona, Centro de Promoción de las Artes Plásticas e Investigación de
nuevas formas expresivas, Dirección General de Patrimonio Artístico, Ministerio
de Cultura.
- GUBERN, Román, 1974: Mensajes icónicos en la cultura de masas. Barcelona,
Lumen.
- ––1997, Historia del cine. Barcelona, Lumen.
- GUINSBERG, Enrique, 1987: Publicidad:manipulación para la reproducción.
México, Plaza y Janés.
- HAY, Peter, 1991: M-G-M When Lion Roars, Nueva York, Turner.
- JARVIE, Ian C., 1974: Sociología del Cine. Barcelona, Ediciones Guadarrama.
- Julian, Inmaculada, 1976: El cartelismo y la gráfica en la guerra civil española,
vanguardia artística y realidad social, 1936-1976. Barcelona, Editorial
Gustavo Gili.
- KERR, Paul, 1986: The Hollywood Film Industry. Londres, Routledge and
Kegan Paul.
- MARIN, Louis, 1978: Estudios semiológicos. Madrid, Alberto Corazón.
- MARSTON SEABURY, William, 1926: The Public and the Motion Picture
Industry, Nueva York, Macmillan.
- METZ, Christian, 1974a: Language and Cinema. La Haya, Mouton.
- ––1974b, Film Language. A Semiotics of the Cinema. Nueva York, Oxford
University Press.
- ––1979, Psicoanálisis y cine. El significante imaginario. Barcelona, Editorial
Gustavo Gili.
- MILLER, Frank, 1994: MGM Posters. Atlanta, Turner Publishing.
- MOLES, Abraham, 1958: Théorie de l´information et Perception esthétique.
París, Flammarion.
- ––1976, El afiche en la sociedad urbana. Buenos Aires, Paidós.
- ––1981, L´Image, communication fonctiounelle. París, Casterman.
- MORIN, Edgar, 1957: Les Stars. París, Seuil.
- ––1975, El Cine o el hombre imaginario, Barcelona, Editorial Seix Barral.
- MORRIS, Charles, 1946: Signs, Language and Behaviour. Nueva York, Prentice
Hall.
- ––1994, Fundamentos de la teoría de los signos. Barcelona, Paidós.
- Panofsky, Erwin, 1985: Estudios sobre iconología. Madrid, Alianza.
- ––1986, La perspectiva como «forma simbólica». Barcelona, Tusquets.
- PARISH, James Robert, 1981: The Best of M-G-M: The Golden Years (1928-
, Westport, Arlington House Publishers.
- PENINOU, G., 1976: Semiótica de la publicidad. Barcelona, Gustavo Gili.
- PERICOT, Jordi, 1987: Servirse de la imagen. Un análisis pragmático de la
imagen, Barcelona, Ariel.
- POWDERMAKER, Hortense, 1950: Hollywood, The Dream Factory. Boston,
Little, Brown and Co.
- REBELLO, Stephen; Allen, Richard, 1988: Reel Art: Great Movie Posters
from The Golden Age of Silver Screen. Nueva York, Abbeville Press.
- SATUE, Enric, 1988: El diseño gráfico. Desde los orígenes hasta nuestros
días, Madrid, Alianza.
- SCHAEFFER, Jean-Marie, 1990: La imagen precaria. Madrid, Cátedra.
- SCHUDSON, Michael, 1984: Advertising: The Uneasy Persuasion. Nueva
York, Basic Books.
- STAM, Robert; Burgoyne, Robert; Flitterman-Lewis, Sandy, 1999: Nuevos
conceptos de la teoría del cine. Estructuralismo, semiótica, narratología, psicoanálisis,
intertextualidad. Barcelona, Paidós.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















