La memoria fotográfica. Memento
Palavras-chave:
Fotografía, fotógrafos, la fotografía en el cine, memoria, identidad fotográficaResumo
El empleo de la foto como suplente de la memoria será el objeto de este texto que a través de la película Memento se internará en los entresijos que distancian la memoria de la fotografía, convirtiéndose esta última en una transgresión de su precepto básico, perpetuar.
Downloads
Referências
AMADEO, D.: “La memoria y la muerte en la película Memento. Recuerdos de un crimen”,
Revista Virtualia (abril-mayo de 2002) [consulta: 29 abril 2008] http://www.eol.org.ar/
virtualia/.
ALTARRIBA, A.: Historias de una imagen. Sobre el carácter narrativo de la fotografía. En
ANSÓN, A. (dir.) (2003): Los mil relatos de la imagen y uno más. Huesca: Diputación de
Huesca, pp.124-125.
ANSÓN, A.: Retrato (fotográfico) de lo íntimo. En ANSÓN, A. (dir.) (2003): Los mil retratos
de la imagen y uno más. Huesca: Diputación de Huesca, pp. 40-41.
BARTHES, R. (2004): La cámara lúcida. Barcelona: Paidós Comunicación.
BATCHEN, G.: Aterrador fantasma de antiguo esplendor. En GREEN, D. (ed.) (2007): ¿Qué
ha sido de la fotografía? Barcelona: Gustavo Gili, p. 24.
BENJAMIN, W. (2007): Sobre la fotografía. Valencia: Pre-textos.
BERGER, J. (1974): Modos de ver. Barcelona: Gustavo Gili.
BERTILLÓN, A. (1890): La Photographie judiciare avec un appendice sur la classification
antropométrique. París: Gauthier-Villars.
BORDIEU, P. (2003): Un arte medio. Barcelona: Gustavo Gili.
BURGIN, V. (2004): Ensayos. Barcelona: Gustavo Gili.
COLLIER, J.: Antropología Visual. La fotografía como método de investigación. En
NARANJO, J. (ed.) (2006): Fotografía, antropología y colonialismo (1845-2006). Barcelona:
Gustavo Gili, p. 177.
DEPARDON, R. (2000): Errantes. París: Éditions du Seuil.
DUBOIS, P. (1994): El acto fotográfico. De la recepción a la representación. Barcelona:
Paidós Comunicación.
EVANS, H. (1978): Pictures on a Page. Photojournalism, Graphics and Picture Editing.
London: Heinemann.
FONTCUBERTA, J. (1997): El beso de Judas. Barcelona: Gustavo Gili, pp. 53-71.
FOSTER, H. (2004): Diseño y delito. Madrid: Ediciones Akal.
GILI, M.: La razón habla y el sentido muerde. En NARANJO, J. (ed.) (2006): Fotografía,
antropología y colonialismo (1845-2006). Barcelona: Gustavo Gili, p. 304.
GÓMEZ ISLA, J. (2005): Fotografía de creación. San Sebastián: Editorial Nerea.
GONZÁLEZ FLORES, L. (2005): Fotografía y pintura ¿dos medios diferentes? Barcelona:
Gustavo Gili.
GREEN, D. (ed.) (2007): ¿Qué ha sido de la fotografía? Barcelona: Gustavo Gili.
LEDO ANDIÓN, M. (2005): Cine de fotógrafos. Barcelona: Gustavo Gili.
LEO, J.: La piel seca. La fotografía, la realidad, el cuerpo, el amor y la muerte. En PÉREZ,
D. (ed.) (2004): La certeza vulnerable. Barcelona: Gustavo Gili, p. 209.
MILLÁS, J.:“Polaroid”, MH (abril 2008), nº 469, p. 12.
PAPI, G. (2007): Fichados. Una historia del siglo XX en 366 fotos policiales. Barcelona:
Alba Editorial.
PORTELA, L.: “Las visiones de Patti Smith”, El País Semanal (abril 2008), nº 1647, pp.
-26.
POYATO, P. (2006): Introducción a la teoría y análisis de la imagen fo-cinema-tografía.
Córdoba: Grupo Editorial Universitario.
QUINTANA, A. (1995): Roberto Rossellini. Madrid: Ediciones Cátedra.
SONTAG, S. (1996): Sobre la fotografía. Barcelona: Edhasa.
SOULAGES, F. (2005): Estética fotográfica. Argentina: La Marca.
TAGG, J. (2005): El peso de la representación: ensayos sobre fotografía e historias.
Barcelona: Gustavo Gili.
WENDELL HOLMES, O.: “The Stereoscope and the Stereograph”, The Atlantic Monthly,
de junio de 1859, pp.728-729.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















