Propaganda and counter-propaganda in the official press during the Spanish Transition (1975-1978). Arriba vs. Odiel
Palavras-chave:
Communication History in Spain, Political Communication in Spain, Communication and Francoism, propaganda and counter-propaganda, Spanish Transition.Resumo
This manuscript aims at unveiling whether the newspapers Arriba and Odiel went on being propaganda organs during the Spanish Transition, or if they assumed their role as political agents. To carry out this research, we have applied content analysis to opinion texts published in them since Franco’s demise (November 1975) up to the referendum on the Constitution (December 1978). This study provides evidence of that Odiel, being one of the smallest dailies within the Movement Press’ chain, did not follow the dictations coming from the national reference newspaper, Arriba, and, accordingly, shows the lack of a homogeneous discourse.
Downloads
Referências
ALFÉREZ, A. (1986). Cuarto poder en España: la prensa desde la Ley Fraga 1966. Espulgues de Llobregat: Plaza & Janés.
CASTRO TORRES, C. (2010). La Prensa en la transición española 1966/1982. Madrid: Alianza Ensayo.
BARRERA, C. (1995). Sin mordaza: veinte años de prensa en democracia. Madrid: Temas de hoy.
BERELSON, Bernard (1952). Content AnalysisEn: Handbook of Social Psychology, Vol I. Nueva-York.
BORRAT, H. (1989). El periódico actor político. Barcelona: Gustavo Gili.
EAGLETON, T (1997). Ideología. Unesp.
FUSI, J. P. (1996). “El desarrollo autonómico”. En TUSELL, J.; SOTO, Á. Historia de Transición, 1975-1986.
Madrid: Alianza Universidad.
GUILLAMET, J. (2002). “Factores de progreso y atraso en la evolución histórica del periodismo. El
franquismo”.En GARCÍA GALINDO, J. A.; GUTIÉRREZ LOZANO, J.; SÁNCHEZ ALARCÓN, I. (eds.). La
comunicación social durante el franquismo. Málaga: Centro de Ediciones de la Diputación Provincial de Málaga.
JAWETT, G. and O’DONNELL, V. (1986). Propaganda and Persuasion. Newbury Park, Londres, Nueva Delhi:
Sage Publications.
KRIPPENDORFF, K. (1982). Content Analysis; an Introduction to its Methodology . Beverly Hills, CA: Sage.
LANDRY, R. (1998). “L´analyse de contenu”. En: Recherche Sociale. De la problemátique à la collecte des
données. Benoit Gauthier (Editor). Sillery, Presses de l’ Université du Québec. p. 329-356.
LÓPEZ HIDALGO, A. (2012). La columna: periodismo y literatura en un género plural. Zamora: Comunicación
Social.
MARTÍN VIVALDI, G. (1987). Géneros periodísticos. Madrid: Paraninfo.
MAURI DE LOS RÍOS, M. (2010). Funció i evolució de la prensa de Barcelona durant la transició democrática
(1975-1978). Tesis Doctoral. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra.
MARTÍNEZ FÁBREGAS, Jezabel (2014): La imagen del Gobierno en la prensa oficial durante la transición
española (1975-1978). Análisis comparativo de Arriba, Pueblo, Solidaridad Nacional, El Pueblo Gallego, Hierro,
Sur y Odiel. Tesis Doctoral, Universidad de Sevilla.
MARTÍNEZ FÁBREGAS, Jezabel y ROMERO DOMÍNGUEZ, Lorena (2014): “Arriba durante la Transición
española: el abandono de su función propagandística con respecto al Gobierno”, In Historia y Comunicación
Social, 19, pp. 321-340
MENESES D. (2008). Noticias sobre la prensa: imagen propia en la transición democrática. Madrid: Fragua.
MONTABES PEREIRA, J. (1989). La prensa del estado durante la transición política española. Madrid: Siglo
XXI de España de Editores.
MONTERO GIBERT, J. R. (1981). “Partidos y participación política: algunas notas sobre la afiliación política en
la etapa inicial de la transición española”. En Revista de Estudios Políticos , 23. Retrieved from
http://www.cepc.gob.es/publicaciones/revistas/revistaselectronicas?IDR=3&IDN=183&IDA=15955
PEÑA MARÍN, C. (1980). El discurso político en la prensa madrileña del franquismo.Madrid: Bulzoni.
PINEDA CACHERO, A. (2001). “El modelo de propaganda de Noam Chomsky: medios mainstream y control del
pensamiento”, in ÁMBITOS, nº 6, pp. 191-210.
_____ (2006). Elementos para una teoría comunicacional de la propaganda. Sevilla: Ediciones Alfar.
_____ (2008). “Propaganda, contra-propaganda y discurso crítico: la intención de poder como criterio
diferenciador de fenómenos comunicativos de naturaleza ideológica”, in Información y Comunicación, 5, pp.
-225.
PIZARROSO QUINTERO, A. (1993). Historia de la propaganda. Sevilla: Alfar.
POSTOUTENKO, K. J. (2010). Soviet culture: codes and messages. Verlag Otto Sagner, Bielfeld.
POWELL, C. T. (1991). El piloto del cambio: el rey, la monarquía y la transición a la democracia. Madrid:
Editorial Planeta.
SEOANE, M. C.; SAIZ, M. D. (2007). Historia del Periodismo en España 3. El Siglo XX: 1896-1936. Madrid:
Alianza Editorial.
SOTO, Á. (1998). La transición a la democracia. Madrid: Alianza Editorial.
THOMSON, O. (1999). Easily led. A history of propaganda. Glouceststershire: Sutton Publishing.
TUSELL, J. (1991). La transición española a la democracia. Madrid: Colección Biblioteca Historia 16.
TUSELL, J. y AVILÉS, J. (1986). La derecha española contemporánea. Sus orígenes: el maurismo, Madrid,
Espasa Calpe.
VILLALOBOS SALAS, C. (2010): “El articulismo de opinión como fuente para la investigación histórica: el
ejemplo del franquismo”. En Espéculo: Revista de Estudios Literarios , nº 47. Retrieved from
pendientedemigracion.ucm.es/info/especulo/numero47/artfranc.html
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















