Narrar o abandono: a construção mediática de Las Hurdes durante a visita do rei Afonso XIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12795/RIHC.2025.i25.01

Palavras-chave:

Las Hurdes, Alfonso XIII, imprensa histórica, discurso midiático, regeneracionismo

Resumo

Este artigo examina a cobertura mediática da visita do Rei Afonso XIII à região de Las Hurdes, em Junho de 1922 — um acontecimento que transformou um caso de pobreza extrema local numa questão nacional simbólica. Através de uma análise de métodos mistos de mais de 400 notícias publicadas na imprensa espanhola, o estudo explora a forma como os discursos jornalísticos construíram Las Hurdes como um território marginalizado, doente e patologizado, que necessitava de intervenção estatal. A imprensa não se limitou a noticiar o acontecimento; reinterpretou-o através de lentes ideológicas que variaram do regeneracionismo e paternalismo ao exclusivismo e segregacionismo. São identificados três momentos-chave: a expedição médica em Abril, a visita real em Junho e a criação do Conselho Real em Novembro. O estudo sugere que Las Hurdes se tornou uma poderosa metáfora para o atraso rural em Espanha e que a sua imagem pública serviu para mediar debates mais amplos sobre a modernidade, a autoridade do Estado e o papel simbólico da monarquia. Este estudo de caso destaca o papel dos media na construção de geografias imaginárias que moldam a identidade nacional e o discurso político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARÉVALO, J. M. (2016). "Las Hurdes están más arriba; Las Hurdes están más abajo: Territorio, grupo social e identidad”. Etnicex: revista de estudios etnográficos, n. 8, p. 19-34. ISSN 2172-7635

AUBERT, P. (2022). El diario El Sol en su época (1917-1939). Zaragoza: Ed. Prensas de la Universidad de Zaragoza. ISBN: 978-84-1340-467-7

BLANCO CARRASCO, J. P. (2008). Las Hurdes. Aislamiento, pobreza y redención social (siglos XVI al XX). Cáceres: Servicio de Publicaciones. Universidad de Extremadura. ISBN 978-84-7723-810-2

CAÑAMERO ALVARADO, M. C. (2014). Extremadura representada de los medios de comunicación. Intertextualidad y estereotipos. Historia y Comunicación Social, 19, p. 351-362. https://doi.org/10.5209/rev_HICS.2014.v19.45138

DOMÍNGUEZ, J. P. (2007). “Real Patronato de las Hurdes (1922-1931). Una institución de Beneficencia al servicio de las Hurdes”. Revista de estudios extremeños, 1, n. 63, p. 101-114.

GRANJEL, M. (2010). Las Hurdes, el país de la leyenda. Entre el discurso ilustrado y el viaje de Alfonso XIII. Lleida: Editorial Milenio.

HALL, S. (1997). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. SAGE Publications.

HERNÁNDEZ RAMOS, P. (2016). Consideración teórica sobre la prensa como fuente historiográfica. Historia y Comunicación Social, 22 (2), p. 465-477. Historia y Comunicación Social, 19, p. 351-362. https://doi.org/10.5209/rev_HICS.2014.v19.45138

HERNÁNDEZ ROBLEDO, M. A. (2000). “La acción comunicativa en el proceso de construcción mediática del problema hurdano”. En Pastor Ramos, G.; Pinto Lobo, M. R.; Echeverri González, A. L. (dir.) (2000). Cultura y medios de comunicación. Salamanca: Publicaciones de la Universidad Pontificia de Salamanca.

MARTÍN MARCOS, D. (2022). “Estar en Las Batuecas: la construcción intelectual de un paradigma sobre la rusticidad en la España Moderna”. Cuadernos de Historia Moderna, 1, n. 47, pp. 181-200. https://doi.org/10.5209/chmo.77469

MATÍAS, D. (2018). La leyenda de las Hurdes: geografía, literatura e historia de una comarca mítica. Badajoz: Publicaciones de la Diputación Provincial de Badajoz.

MORENO, A. (1986). “Realidad histórica y Realidad informativa. La reproducción social a través de la prensa”. En Garitaonandia, C.; Tuñón de Lara, M. (1986). La prensa de los siglos XIX y XX. Metodología, ideología e información. Aspectos tecnológicos y económicos. Bilbao: Servicio Editorial Universidad del País Vasco, 145-163.

PIZARROSO QUINTERO, A. (2010). “El periodismo en el primer tercio del siglo XX”. Arbor, n. 186, p. 45-54. http://10.3989/arbor.2010.extrajunion3005

SAID, E. (2008). Orientalismo. Barcelona: Debolsillo.

SÁNCHEZ-BIOSCA, V. (2010). “Entre arcadia y barbarie. Figuras del campo en el cine de los años treinta”. En Gómez Gómez, A.; Poyato Sánchez, P. (coord.) (2010). Profundidad de campo: más de un siglo de cine rural en España, Madrid: Luces de Gálibo. p. 79-90.

SEOANE, M. C.; SAIZ, M. D. (2015). Cuatro siglos de periodismo en España. Madrid: Alianza Editorial.

THIMM, T. (2013). “Geografías imaginarias en los medios de comunicación clásicos y nuevos sobre viajes. La construcción de la realidad de los intermediarios turísticos tomando Sevilla como ejemplo”. Via. Tourism Review, n. 3. https://doi.org/10.4000/viatourism.1050

TOFIÑO, I. (2024). Las Hurdes y la Guinea española, ¿tierras sin pan? Journal of Spanish Cultural Studies, 25(2), 199–223. https://doi.org/10.1080/14636204.2024.2347212

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Núñez Sánchez, F., Parejo Cuéllar, M., & Elías, C. (2025). Narrar o abandono: a construção mediática de Las Hurdes durante a visita do rei Afonso XIII. Revista Internacional De História Da Comunicação, (25), 7–31. https://doi.org/10.12795/RIHC.2025.i25.01

Edição

Secção

Miscelánea