Martin Heidegger: duas diretrizes para a introdução adequada do Tempo na problemática do Ser. Uma voltada para a essência da Técnica moderna enquanto Armação, a outra voltada para a essência do Pensamento enquanto Serenidade
Contenido principal del artículo
Resumen
Ensaiamos aqui uma breve descrição do modo pelo qual Heidegger fundamenta a essência da Técnica moderna enquanto Armação [Gestell], a qual concebe como configuração estrutural do Saber da Era moderna. Concomitantemente, abordamos o modo pelo qual o Filósofo estabelece a Serenidade enquanto essência do Pensamento e oferece, assim, um contraponto necessário à compreensão integral da Armação. Orientamo-nos pela concepção de Heidegger de que a Armação carrega em si, “como um negativo fotográfico”, uma outra figura da essência do Ser que a tradicional Presença, estabelecida pelo Pensamento grego. Tal figura é o Acontecimento – no ver de Heidegger, o novo Princípio para a abordagem do Ser, a partir do qual a Temporalidade se permite abordar enquanto fator determinante de sua essência.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores mantienen la Propiedad de los Derechos de Autor y Derechos de Reproducción.
Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) posterior al proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado.
Citas
Heidegger, M. (1977). GA 2: Sein und Zeit, Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1997). GA 6.2: Nietzsche II. Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (2000). “Die Frage nach der Technik”. GA 7: Vorträge und Aufsätze. Frankfurt am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1976). “Vom Wesen und Begriff der Physis. Aristoteles, Physik B, 1“. GA 9: Wegmarken. Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1983). “Zur Erörterung der Gelassenheit – Aus einem Feldweggespräch über das Denken“. GA 13: Aus der Erfahrung des Denkens. Frankfurt am Main. Vittorio Klostermann, GA 13,1983.
Heidegger, M. (2007). “Zeit und Sein”. GA 14: Zur Sache des Denkens. Frankfurt am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1986). GA 15: Seminare, Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1999). GA 39: Hölderlins Hymnen „Germanien“ und „Der Rhein“. Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1988). GA 42: Schelling: vom Wesen der menschlichen Freiheit (1809). Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (1984). GA 45: Grundfragen der Philosophie: Ausgewählt “Probleme” der “Logik”, Frankfurt Am Main: Klostermann
Heidegger, M. (1997). GA 65: Beiträge zur Philosophie. Frankfurt am Main, Vittorio Klostermann, GA 65, 1989
Heidegger, M. (1997). GA 66: Besinnung. Frankfurt Am Main: Klostermann.
Heidegger, M. (2009). GA 71: Das Ereignis. Frankfurt Am Main: Klostermann.