La necrológica como género periodístico
Palavras-chave:
Necrológica, género, periodísticoResumo
Sostiene el autor que apenas se ha escrito de la necrológica como género periodístico, pese a su auge. Los libros de estilo le dedican poco espacio, al igual que los manuales sobre los géneros. Escribe sobre los antecedentes históricos de la necrológica periodística y su definición como artículo. Posteriormente abunda sobre las características y formas de redactar este «fúnebre género», también denominado obituario por algunos diarios. A veces este género apenas es sino un apunte biográfico. Sin embargo, las necrológicas están de moda. Ocupan espacios destacados en los medios y adoptan nuevas formas para un público que demanda este tipo de información.
Downloads
Referências
AFP: ‘Jack Owens, pionero del ‘blues’’, en El País, Madrid, 29 de abril de 1997, p. 43
ASTASIO, Javier: ‘En memoria de Ana Pena Mariño’, en El País, Madrid, 18 de octubre de 1997, p. 49.
BALTASAR, Basilio: ‘La muerte y sus vínculos’ en Necrológicas. Veinte años de muertos ilustres’, Bitzoc, Palma de Mallorca, 1997, pp. 6 y 7
BASSETS, Lluís: ‘Ebullición y destrucción de los mundos’, en Necrológicas. Veinte años de muertos ilustres, Bitzoc, Palma de Mallorca, 1997, p. 77.
CASARES, Julio: Diccionario ideológico de la lengua española, Editorial Gustavo Gili, SA, Barcelona, 1973,
El Mundo. Libro de estilo, coordinado por Víctor Serra, Ediciones Temas de Hy, SA, Madrid, 1996, p. 26.
FERNANDEZ BEAUMONT, José: El lenguaje del periodismo moderno. Los libros de estilo en la prensa, Sociedad General Española de Librería, SA, Madrid, 1987, p. 236.
GUMUCIO, Juan Carlos: ‘Desde el arte de comerse unos a otros a las necrológicas’, en Babelia, suplemento cultural de El País, Madrid, 8 de noviembre de 1997, p. 18.
HARGUINDEY, Angel S.: ‘El estilo y la muerte’, en El País, suplemento Babelia, Madrid, 26 de abril de 1997,
p. 14.
HERRANZ, Francisco: ‘El ‘hacón’ que quiso ser el virrey de Grozni’, en El Mundo, Madrid, 28 de abril de
, p. 6.
LOPEZ HIDALGO, Antonio: La exactitud de la nostalgia, Ediciones A. Ubago, SL, Granada, 1990, pp. 81 y 82.
p. 581.
LOPEZ DE ZUAZO, Antonio: Diccionario del Periodismo, Ediciones Pirámide, SA, Madrid, 1978, p. 136.
MONTERO, Rosa: ‘Las necrologías detestables’, en El País Semanal, Madrid, domingo 8 de noviembre de 1997,
p. 14.
TABUCCHI, Antonio: Sostiene Pereira, Editorial Anagrama, Barcelona, 1996, pp. 32.
TRAPIELLO, Andrés: ‘Vidas’, en El País, Madrid, 26 de agosto de 1996, p. 9.
SAHAGÚN, Felipe: ‘El mejor amigo de Londres en Gibraltar’, en El Mundo, Madrid, 2 de julio de 1997, p. 4
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















