Miguel A. Yáñez Polo, fotosurrealista metafísico
Palavras-chave:
Yañez Polo, Periodismo, Fotografía, FotoperiodistaResumo
El autor analiza en este artículo la obra fotográfica de uno de los fotosurrealistas más importantes de la actualidad, Miguel Ángel Yáñez Polo. Tras una breve exposición, en la que expone las características básicas del movimiento surrealista, se adentra en los principales rasgos definitorios de la obra de Yáñez, como son la consecución del síntoma de lo fantástico, las técnicas habitualmente empleadas, las continuas referencias a la muerte, los pájaros, el humor, el barroquismo iconográfico y sus planteamientos metafísicos. Concluye el artículo con una aproximación a las últimas corrientes estéticas francesas de la fotografía, cuyos integrantes lo han considerado como uno de los representantes de la no-fotografía.Downloads
Referências
AA. VV. Pour la photographie. Actes du I colloque international pour la
photographie. Germs, París, 1983.
- AA. VV. Pour la photographie. Actes du II colloque international pour la
photographie. Germs, París, 1987.
- AA. VV. Pour la photographie III. Germs, París 1990.
- ADES, D. El Dadá y el Surrealismo. Labor, Barcelona, 1975.
- ADES, D. Fotomontaje. Bosch, Barcelona, 1977.
- ÁLVAREZ VILLAR, A. Psicología del arte. Biblioteca Nueva, Madrid, 1974.
- ARGAN, G. C. El arte modeno (2 vols.). Fernando Torres, Valencia, 1977 (3ª ed.).
- BAZIN, A. Qu’est-ce que le cinéma? Du Cerf, París, 1975.
- BELEVAN, H. Teoría de lo fantástico. Anagrama, Barcelona, 1976.
- BOZAL, V. La construcción de la vanguardia (1850 - 1939). Edicusa, Madrid,
- BRETON, A. Manifiestos del surrealismo. Labor, Madrid, 1985 (4ª ed.).
- BUNNELL, C. - EDSON, R. Jerry N. Uelsmann. Aperture, Nueva York, 1973.
- COLOMA MARTÍN, I. La forma fotográfica. A propósito de la fotografía
española desde 1839 a 1939. Universidad de Málaga y Colegio de Arquitectos,
Málaga, 1986.
- DUPLESSIS, Y. El surrealismo. Oikos-tau, Vilassar de Mar (Barcelona), 1972.
- GERNSHEIM, H. & A. Historia gráfica de la fotografía. Omega, Barcelona,
GIMÉNEZ-FRONTÍN, J. L. El surrealismo. En torno al movimiento bretoniano.
Montesinos, Barcelona, 1983.
- LARKIN, D. Arte Fantástico. Júcar, Madrid, 1973.
- LARKIN, D. Dalí. Júcar, Madrid, 1974.
- MARCHÁN, S. Del arte objetual al arte de concepto, 1960 - 1974. Alberto
Corazón, Madrid, 1974 (2ª ed.).
- PIERRE, J. El Surrealismo. Aguilar, Madrid, 1969.
- SÁBATO, E. “Carta a Miguel A. Yáñez Polo” en revista Actas de Cultura y
Ensayos Fotográficos f/8, nº invierno. f/8 Grupo Fotográfico de Libre Expresión,
Sevilla, 1981.
- SANTOS, M. (comisario). Cuatro direcciones. Fotografía contemporánea española
- 1990. Tomo I. Catálogo de la exposición. Lunwerg, Madrid,
- SCHARF, A. Art and Photography. Penguin Books, Baltimore, 1974.
- TORCZYNER, H. Magritte. Signos e imágenes. Blume, Barcelona, 1978.
- YÁÑEZ POLO, M. A. Diccionario histórico de conceptos, tendencias y estilos
fotográficos. (Desde 1839 hasta nuestros días). Sociedad de Historia de la
Fotografía Española, Sevilla, 1994.
- YÁÑEZ POLO, M. A. Fotografía latinoamericana: tendencias actuales. Universidad
Hispanoamericana Sta. Mª. de La Rábida, Huelva, 1991.
- YÁÑEZ POLO, M. A. Híspalis. La huella de Hipócrates. Real e Ilustre
Colegio de Médicos, Sevilla, 1993
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A menos que seja observado o contrário, todo o conteúdo da edição eletrônica é distribuído sob uma "Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0". Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença aqui. Isto deve ser expressamente declarado desta forma, quando necessário.
No caso de aceitação do manuscrito, os autores cedem os direitos da obra para sua publicação à Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación sob o contrato de licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e terceiros estão autorizados a copiar, distribuir e fazer uso da obra, desde que cumpram os termos e condições estabelecidos na licença
- Cite a autoria e a fonte original de publicação (revista, editora e URL da obra).
- Não utilizá-los para fins comerciais.
- Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você deve liberar suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Mais informações podem ser encontradas em
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es















